22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava Política

Alterações na ‘bandeira laranja’ confirmam abertura do comércio

Comércio abre de segunda a sexta até às 20h e aos sábados expediente segue até às 18h. Já os restaurantes abrem das 10h às 22h, com limite

comercio-guarapuava-1024x768

Comércio abre e aquece vendas com o Dia dos Namorados (Foto: Arquivo/RSN)

Alterações na bandeira laranja do decreto municipal em vigor, prevê a ampliação nos horários do comércio, tendo em vista o Dia dos Namorados. De acordo com a flexibilização antecipada pelo Portal RSN e publicada em Diário Oficial do Município, na noite desta quinta (10), o comércio de rua, por exemplo, pode abrir de segunda a sexta até às 20h. Aos sábados até às 18h. Conforme o decreto, restaurantes podem atender com 50% da capacidade, das 10h às 22h, de segunda a sábado. Entretanto, um ponto que chama a atenção é que se permite até oito pessoas em mesas. Já aos domingos os restaurante terão apenas atendimento no sistema ‘delivery’ e sem exceção de horário.

Já o shopping ‘Cidade dos Lagos’ terá o atendimento estendido em quatro horas por dias. De acordo com o gerente Daiçon Maciel, em circular encaminhada aos lojistas, o novo horário se tornará regular a partir desta sexta (11). Portanto, as portas estarão abertas das 11h às 22h. Entretanto, a limitação passa a ser de 50% da capacidade das lojas e do próprio shopping.

Todavia, dadas as restrições previstas no decreto vigente até a noite deste domingo (13), algumas operações continuam vedadas. São elas, o Cine XV, a Vila Coruja, Mini Kids Car e Park Play. “Continuamos fazendo pleitos junto a Prefeitura para que essas operações de entretenimento também integrem a flexibilização”.

SHOPPING CUMPRE PROTOCOLOS

Conforme ressalta Daiçon Maciel, o Shopping cumpre rigorosamente os protocolos de combate à covid-19. “Fizemos investimentos para uma experiência segura dos clientes, lojistas e colaboradores”.

Assim sendo, segundo Daiçon, o controle ocorre desde que o cliente chegue a uma das entradas do shopping. Ali, seguranças aferem a temperatura, fiscalização a higienização das mãos com álcool 70% e exigem o uso de máscaras. Há também tapetes higienizantes. Já dentro do shopping, ‘dispensers’ com álcool estão à disposição em vários pontos. Agora, se o cliente necessitar do uso de sanitários, sensores em torneiras e mictórios automáticos asseguram a higiene desejada. Além disso, a limpeza dos espaços comuns é feita rotineiramente durante o dia. Ocorrendo, especialmente, antes da abertura e ao final do expediente. E tem mais: a organização de filas e o distanciamento social integram o combo de cuidados contra a covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.