22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Obras de duplicação da BR-277 iniciam por viaduto e vias marginais

Viaduto da Avenida Manoel Ribas será duplicado e acessos serão adequados. Obra deve acabar com congestionamento e integra rol de melhorias

BR277 1

Obras da duplicação da BR 277 em Guarapuava (Foto: Divulgação DER)

A duplicação da BR-277 em Guarapuava começa a ‘ter corpo’ a partir da duplicação do viaduto da PR-466, na Avenida Manoel Ribas. A obra está na fase de execução de estacas. De acordo com o projeto arquitetônico, a obra de arte especial será implantada paralelamente ao viaduto atual. Inclui também a adequação dos acessos existentes, devendo acabar com o congestionamento causado pelo afunilamento do tráfego das pistas duplas pelo viaduto de pistas simples.

Conforme o projeto doado pelo Grupo Repinho, o novo viaduto integra a obra de duplicação da BR-277 entre os km 345 e km 349. A execução é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Atualmente os serviços priorizados estão na implantação das novas vias marginais nos dois lados da rodovia. Além de uma ponte na nova marginal esquerda. Assim, com elas prontas, o tráfego da rodovia será desviado para as marginais, permitindo o início da duplicação na pista central com a segurança necessária.

(Foto: Divulgação DER)

A obra contempla ainda uma trincheira ligando a Avenida Professor Pedro Carli e a Avenida Beira Rio no km 345. Assim como uma trincheira no acesso ao Aeroporto de Guarapuava no km 348. Além de outra uma trincheira ligando a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande no km 343. E mais, três pontes no km 345, passarelas no km 345 e km 34. E ainda a implantação de postes de iluminação do km 337 ao km 350. O investimento total é de R$ 77.656.994,96, com previsão de término em 2022.

GUARAPUAVA

(Foto: Divulgação DER)

A duplicação da BR-277 e implantação de vias marginais facilita e agiliza o trânsito local. Além de fluir o tráfego de longa distância, rumo a Foz do Iguaçu ou a Paranaguá. E a implantação de trincheiras, passarelas e duplicação do viaduto trazem mais segurança para o deslocamento dos 182 mil habitantes de Guarapuava entre as regiões norte e sul do município.

De acordo com o DER, da publicação do edital de licitação em novembro de 2020 ao início dos serviços preliminares no trecho, se passaram apenas quatro meses. Conforme o Governo,   o começo das intervenções mais pesadas teve início pelo lançamento da pedra fundamental da obra em abril. A cerimônia contou com a participação do governador Ratinho Junior, prefeito Celso Góes (CDN), integrantes do governo, deputados e outras autoridades locais.

 

(Foto: DER)

Em julho do ano passado o DER/PR concluiu a obra de duplicação de 3,4 quilômetros da PRC-466, no perímetro urbano de Guarapuava. O investimento foi de R$ 32,4 milhões e incluiu também execução de trincheira, passarela e vias marginais.

Conforme o DER, a PRC-466 e outras rodovias devem receber futuramente ainda mais obras de duplicação. Além de serviços de restauração e de ampliação de capacidade, nas ligações entre Guarapuava e Campo Mourão, e entre Guarapuava e Mauá da Serra.

“São projetos executivos de engenharia em diferentes etapas de licitação e de elaboração, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID)”.

Leia outras notícia no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo