O Instituto Água e Terra (IAT) e a Força Verde resgataram 58 papagaios que ficaram feridos após uma tempestade que atingiu a Região de Paranavaí em 30 de maio. Os profissionais do IAT encaminharam as aves para tratamento veterinário em Londrina e em Guarapuava. Entre os resgatados com vida, 30 foram encaminhados ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) da Unicentro, localizado no campus Cedeteg. Todos da espécie Papagaio-Verdadeiro.
Conforme o coordenador do Cafs Unicentro, professor Rodrigo Antônio Martins de Souza, as aves passaram por atendimento ao longo de duas semanas
É uma espécie que vive em bando, os psitacídeos. Em geral, tem esse comportamento de vida coletiva e esse grupo, que pode representar uma população inteira, e se surpreendeu com uma chuva de granizo. Esses animais perderam a capacidade de voo porque as penas ficaram encharcadas e, como ficaram na chuva de granizo, ficaram com várias escoriações.
Ao saber do ocorrido, Rodrigo entrou em contato com os responsáveis e informou a disponibilidade para receber os animais. Ele conta, que dos 30 animais encaminhados à universidade, quatro morreram na viagem, um chegou em estado crítico e morreu durante o atendimento.
Além disso, três morreram ao longo dos dias, pois estavam com escoriações, traumas e estressados. “A gente acabou perdendo alguns deles, o que era esperado, todos com escoriações, com lesões pelo corpo, não foram traumas a ponto de ocasionar fraturas, mas as pancadas das pedras foram evidentes nos eventuais hematomas, nos edemas que a gente encontrou aqui”.
Do Cedeteg, as aves vão retornar ao habitat natural no noroeste do estado.
Então, eles precisam voltar para o mesmo local de origem, para continuar exercendo a sua função biológica e auxiliar na recuperação da população original. A gente vai ter que pegar um veículo, viajar até o local exato onde ocorreu o resgate e fazer a soltura naquele local, porque esses animais são extremamente importantes para recompor a população que foi perdida.
Leia outras notícias no Portal RSN.