22/08/2023


Agronegócio Paraná

Setor produtivo debate com o Estado e União detalhes da Nova Ferroeste

Projeto da nova Ferroeste prevê a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz

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Visita técnica da comitiva formada por membros do Ministério da Infraestrutura, do Ministério da Economia e da Secretaria de Infraestrutura e Logística para discutir o projeto da Nova Ferroeste ( Foto: Alessandro Vieira/AEN)

Cascavel, no Oeste do Paraná, recebeu nessa quarta (23) a comitiva do governo federal. O ‘staf’ encontra-se no Estado para uma série de visitas técnicas a fim de avaliar o projeto da Nova Ferroeste. Proposta pelo Governo do Paraná, a Nova Ferroeste ligará Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, com grande parte do traçado cortando o Oeste. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, Cascavel foi o terceiro compromisso da agenda da comitiva federal. Antes, na terça (22), a comitiva foi à Paranaguá, e na quarta em Curitiba. A equipe do Ministério da Infraestrutura e representantes do Plano Estadual Ferroviário sobrevoaram os trechos de passagem da nova estrada de ferro. Além disso, visitaram a estrutura do atual terminal.

FERROESTE

Conforme a agenda oficial, o grupo conheceu a Ferroeste, que já liga o trecho de Cascavel até Guarapuava. O projeto inclui a desestatização da Ferroeste e a revitalização do atual trecho ferroviário. Além de prever a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

A implantação da nova via férrea permitirá o escoamento de grãos vindos do Paraguai e do Mato Grosso do Sul. Além de proteína animal e grão do Oeste do Paraná. Principal produtor de soja do Paraná, Cascavel será o ‘hub logístico’ da Nova Ferroeste. Desse modo, a previsão, de acordo com os estudos preliminares de traçado e demanda, é que o terminal de transbordo já instalado na cidade conecte os ramais do Mato Grosso do Sul e de Foz do Iguaçu.

NOVA MALHA

A Nova Ferroeste, como é conhecida, vai ligar o Mato Grosso do Sul e Paraná, dando origem a um dos mais importantes corredores de exportação do País. A nova malha ferroviária terá 1.285 km de extensão e a estimativa de investimentos é de em R$ 25 bilhões. Quando concluído, será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do país.

Assim, pelos trilhos do Corredor Oeste de Exportação, estima-se que devam passar cerca de 38 milhões de toneladas no primeiro ano de operação da Nova Ferroeste. Com os investimentos no Porto de Paranaguá, o eixo potencializa a redução dos custos de exportação em 28%. Portanto, isso refletirá na elevação da produtividade e competitividade do setor produtivo.

Conforme dados da AEN, atualmente, uma viagem de caminhão de Cascavel à Paranaguá leva em torno de uma semana. Sendo assim, o novo projeto prevê que a viagem feita pelo modal ferroviário deve durar em torno de 20 horas.

EDITAL

De acordo com a previsão, finalizadas todas as fases do projeto, como os estudos de viabilidade e os estudos de impactos ambientais, haverá a abertura do edital para encaminhar o projeto ao leilão da concessão. Conforme a Agência, o Governo do Estado estima que o projeto vá para a Bolsa de Valores do Brasil (B3) no início de 2022.

Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, é necessária uma estrutura logística mais eficiente para diminuir os custos e aumentar a competitividade do setor produtivo. “Não adianta a gente ser eficiente somente da porteira para dentro, precisamos ser eficientes também da porteira para fora”.

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Cristina Esteche

Jornalista

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