A chegada do inverno traz mais trabalho para o Albergue Noturno Frederico Ozanam. A instituição é responsável pelo acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social de toda a Região de Guarapuava. Dessa maneira, se mantém com doações e ações comunitárias da sociedade.
Para este inverno, a campanha de doações é para roupas masculinas, por ser a maior demanda do albergue nesta época. Porém, também há necessidade de kit de higiene pessoal. De acordo com a assistente social Ana Luiza Santos, cada pessoa quando chega para o acolhimento recebe um kit, contendo aparelho de barbear, uma escova de dente, um sabonete e produtos para lavanderia.
Durante o período de pandemia, segundo Ana Luiza, o albergue passou por uma redução de pessoas acolhidas por dia. “Agora na pandemia nós temos um plano de contingência, porque a gente busca preservar a saúde dos nossos acolhidos. Então, reduziu o número de acolhimentos para 20 pessoas, no máximo 22 pessoas na instituição.”
Dessa forma, o albergue oferece serviços de pernoite e acolhimento prologando. Para o acolhimento, a pessoa passa por uma equipe técnica, sendo profissionais de assistência social e psicólogos, e também conta com cuidadores para auxiliar no período do acolhimento. A partir da análise da equipe técnica é definido quanto tempo a pessoa pode passar no albergue, sendo o máximo permitido de três meses de acolhimento.
Assim, quem desejar ajudar com doações pode levar até o albergue, que fica na rua Jaime Amaral Pacheco, 191, no bairro Conradinho. Se preferir, ligue para o telefone (42) 3624-1125 e agende um carro para retirar as doações.
Leia outras notícias em Portal RSN.