22/08/2023
Cotidiano Saúde

Cartilha orienta sobre possíveis sequelas da covid-19

O material, preparado por diversos profissionais da área da saúde, orienta sobre qual o tratamento ideal para os pacientes recuperados da covid-19

covid

Pacientes precisam de acompanhamento mesmo após se recuperarem da infecção (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Um grupo de médicos e outros profissionais de saúde criaram uma cartilha para auxiliar a população no período pós-covid-19. As informações estão rodando o Brasil. Os profissionais são de Manaus, capital que passou dificuldades com colapso na Saúde e centenas de mortos no início do ano com a falta de oxigênio.

A cartilha do site Médicos de Cristo explica que de 20 a 30 dias tem início a chamada fase pós-covid ou síndrome de incapacidade pós-covid-19. Isso ocorre porque enquanto o paciente esteve doente as células gastaram muita energia para combater o vírus. Por isso, precisa construir novas células para retomar as funções normais.

De acordo com os profissionais, mesmo depois da fase de maior inflamação, a cada dia que o paciente continua em repouso, mais células serão destruídas. Por isso, a orientação é de que mesmo com dificuldade ou fadiga, é necessário fazer os exercícios para não aumentar as sequelas. Além disso, a prioridade deve ser pulmão e músculos.

SEQUELAS NO CORPO

Conforme a cartilha, o pós-covid afeta diretamente várias partes do corpo. Os pulmões, os mais afetados, podem apresentar diminuição de oxigênio no sangue. Além disso, o pulmão ainda é responsável pelas sequelas de cansaço, dificuldade para respirar, além de tosse intensa. Outras situações identificadas no pós-covid têm referência com o sistema cardíaco. Desse modo, o paciente pode sentir palpitações, alterações de pressão arterial e sensação de tontura ou desmaio.

Ainda conforme a cartilha, os nervos também ficam alterados. Assim, podem ocorrer registros de sensação de choques, formigamentos no corpo e até mesmo a sensação de não sentir determinada parte do corpo. O cérebro também pode ser afetado. Desse modo, podem ocorrer sensação de desânimo, sonolência, medo, ansiedade, esquecimento, dificuldade para dormir ou prestar a atenção.

Os músculos podem apresentar cansaço intenso em atividades do dia a dia, e ainda desequilíbrio. E também dificuldades para fazer movimentos com os braços, pernas, no corpo e no peito. As sequelas referentes aos rins podem ser problemas para fazer xixi ou inchaços no corpo todo. Os vasos sanguíneos podem apresentar trombose. Por fim, pode ocorrer dificuldades para engolir ou falar, sentir cheiros e sabores.

TRATAMENTOS

Todas as sequelas podem ser devidamente tratadas por profissionais especializados. Desse modo, a cartilha explica que os médicos ficam responsáveis por solicitar exames de sangue e imagem e indicar tratamentos e medicamentos. Já os fisioterapeutas vão auxiliar com exercícios para os pulmões, músculos e nervos.

De acordo com as informações, os fonoaudiólogos auxiliam com problemas de coordenação da respiração e ajuda com a dificuldade de engolir os alimentos. Os psicólogos ficam responsáveis por ajudar com ansiedade e desânimo, falta de memória e confusão mental. Confira o conteúdo completo e as dicas de exercícios. Cuide-se!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.