22/08/2023



Agronegócio

Chuvas afetam produção agrícola

imagem-23341

A colheita do feijão na região de Guarapuava já atingiu cerca de 80%, mas segue atrasada em relação a anos anteriores por causa das chuvas, a umidade tem sido um grande problema, diminuindo a qualidade dos grãos e prejudicando a renda dos produtores.

Segundo Arthur Bittencourt Filho, agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), regional de Guarapuava, nos 12 municípios da regional da Seab, a chuva tem sido um problema, alguns menos e em outros de forma mais grave, com chuvas intensas e diárias. Ele informa que esta quantidade de chuva faz com que ocorra maior incidência de doenças e problemas com a germinação na lavoura.

Mesmo assim, o Deral mantém estimativa de produção do feijão maior que a do ano anterior, passando de 38 mil toneladas para 49 mil. “A área plantada aumentou em 2010 na nossa região. Nossa estimativa inicial era de ultrapassar 50 mil toneladas, mas o clima fez essa estimativa baixar, mesmo assim ainda será maior que o ano passado”, explicou o agrônomo.

Arthur Bittencourt Filho alerta que outros problemas também começam a aparecer, principalmente a avaria das estradas rurais que pode prejudicar o escoamento de produtos. Além disso começa a existir atraso no preparo do solo para o plantio do Feijão da seca e do milho safrinha, mas se as chuvas voltarem a sua regularidade isso ainda pode ser compensado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo