22/08/2023
Guarapuava Paraná Saúde

Chegada de mais doses possibilita retomada da vacinação

De acordo com a 5ª Regional de Saúde, 11.778 doses de vacinas chegam na noite desta sexta (25). Destas, 6.019 ficam em Guarapuava

VACINA

Mais doses de vacina chegando no Paraná nessa quinta (24) (Foto: Americo Antonio/Sesa)

O guarapuavano acima de 46 anos terá doses da vacina contra a covid à disposição. De acordo com a 5ª Regional de Saúde, de 11.778 doses que chegam na noite desta sexta (25), 6.019 ficam na cidade.

Conforme a chefia da Regional de Saúde ao Portal RSN nesta sexta (25), em Guarapuava para a população em geral ficam 2.004 doses da Pfizer. Todavia, esse cronograma segue a faixa etária prevista pela Saúde.

Outras 1.855 da Janssen destinam-se a caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo. Além de trabalhadores do transporte ferroviário e pessoas em situação de rua. Essa vacina (Janssen) é dose única. Já, mais 3.260 doses estão reservadas para profissionais da assistência social, educação básica, ensino superior e gestantes.

Entretanto, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, ainda não há  informações se a retomada da vacinação ocorrerá neste sábado (26). Ou se a Central de Vacinação atenderá no domingo (27). “Assim que receber as doses, a Saúde anunciará a retomada da vacinação, possivelmente neste sábado (26)”.

De acordo com dados oficiais, até o momento Guarapuava conta com 37,54% da população imunizada com pelos menos a primeira dose. Entretanto, segundo a Secom, esse percentual leva em consideração o número de habitantes em geral. Porém, a vacina destina-se somente a pessoas de 18 anos para cima, o que deduz-se que o porcentual seja bem superior.

NO PARANÁ

Secretário Beto Preto acompanha a chegada das doses (Foto: Americo Antonio/Sesa)

O Governo do Estado recebeu 439.340 vacinas contra a covid-19 na tarde dessa quinta (24). Conforme a Sesa, são 211.200 doses da CoronaVac/Butantan, 136.890 da Pfizer/BioNTech e 91.250 da Janssen.

Este é o primeiro lote com vacinas do braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Essa vacina utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. O imunizante é aplicado com esquema de dose única e, segundo o Ministério da Saúde, as vacinas podem ser utilizadas até agosto.

De acordo com a Sesa, as vacinas da Pfizer atenderão a população em geral de 59 a 40 anos (123.649 doses + 10% da reserva técnica). Os imunizantes da Janssen serão destinados a trabalhadores do transporte e pessoas em situação de rua. Já as doses de CoronaVac vieram do Ministério da Saúde com o esquema completo, de primeira e segunda dose (D1 e D2), e devem atender a 95.072 esquemas vacinais, mais a reserva técnica.

DIVISÃO

Conforme a divisão, esses imunizantes destinam-se a gestantes e puérperas, mesmo sem comorbidades, (35.450 pessoas). Além de trabalhadores da assistência social (2.624 pessoas), trabalhadores do ensino básico, fundamental, médio, profissionalizante e EJA – (17.394 pessoas). Além disso, trabalhadores do ensino superior (20.301 pessoas).

Por fim, haverá o ajuste de doses em Cianorte (120 D2) e Teixeira Soares (30 doses para população privada de liberdade). Além disso, 24.630 doses permanecerão armazenadas no Cemepar para envio posterior.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.