As grávidas que tomaram a primeira dose da vacina, sendo especificamente a AstraZeneca, contra a covid-19, podem se imunizar com a segunda dose da Pfizer. A medida já está em vigor na cidade no Rio de Janeiro.
A autorização para o uso, teve divulgação por meio de Daniel Soranz, secretário da saúde do Rio de Janeiro, em seu perfil do Twitter. De acordo com Soranz, a vacinação pode ocorrer, desde que o médico que atende a gestante verifique os riscos e os benefícios para ela. Além disso, outros países também recomendam ou autorizam o uso da Pfizer para reforço da dose do imunizante.
Por exemplo Alemanha, Canadá, Dinamarca, França, Finlândia, Portugal, Suécia, Inglaterra e Itália. No Brasil, a vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.
Conforme informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava, na cidade ainda não está autorizado o uso da Pfizer como segunda dose para as grávidas que se imunizaram com a primeira da AstraZeneca.
Leia outras notícias no Portal RSN.