22/08/2023


Cotidiano Região

Mobilização pede aprovação de PL que cria piso salarial para enfermagem

De acordo com a coordenação do movimento, profissionais de 28 municípios da Região de Guarapuava participam do ato nesta quarta (30)

enfermagem

De acordo com a coordenação do movimento, profissionais de 28 municípios da Região de Guarapuava participam do ato nesta quarta (30) (Foto: Reprodução/Pixabay)

Nunca se questionou a importância dos profissionais de saúde. Mas agora durante a pandemia, essa categoria mostra ainda mais a importância que tem. São profissionais que lutam para salvar os pacientes da morte e estão na linha de frente contra a covid-19.

Assim, a Confederação dos Trabalhadores de Saúde promove nesta quarta (30) em todo o Brasil, um ato em defesa do Projeto de Lei 2564/2020, que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Além disso, o PL institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Na Região Central do Paraná, representantes de 28 municípios participam com carreata a partir das 15h30 no município de Pitanga. De acordo com Abel Walter, da coordenação do movimento, além de fixar um piso salarial, o projeto estipula carga horária não exaustiva para esses profissionais. “É uma profissão da área da saúde regulamentada desde 1986, mas não tem carga horária definida nem piso salarial, sempre ficando aberta a negociação”.

CARREATA

A luta para que a categoria tenha um piso nacional é antiga. “Nós estamos convidando toda a população para participar. Quem já foi cuidado por um enfermeiro, por um auxiliar de enfermagem, agora chegou a vez dessas pessoas cuidarem desses profissionais, apoiando essa causa”.

De acordo com a coordenação, para centralizar o movimento, a carreata será em Pitanga, já que os municípios vizinhos são menores. A concentração será a partir das 15h30 no Parque do Lago. “Às 16h até 16h30, vamos percorrer com os carros pelas ruas de Pitanga, sensibilizando a população sobre a valorização desses profissionais de saúde”.

Por fim, a coordenação do movimento informou que vereadores das câmaras de municípios da Região Central já fizeram moção de apoio, assinaram e enviaram ao Senado, pedindo agilidade na aprovação do PL.

PROJETO DE LEI nº 2564/2020

O Projeto de Lei nº 2564 de 2020 (PL 2564/2020) altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. Fixa piso salarial para os enfermeiros.

Atualmente, em média, os salários variam entre R$ 1.400 para técnicos de enfermagem e R$ 2.800 para enfermeiros. “Mas é muito instável. Tem profissional que recebe abaixo do salário mínimo para se ter uma ideia”.

Cerca de 600 enfermeiros e três mil técnicos e auxiliares de enfermagem atuam na Região, segundo a coordenação do movimento.

(Arte: Divulgação)

SERVIÇO

Dia: 30 de junho
Horário: 15h30
Local: Parque do Lago Pitanga/PR

Por fim, para mais informações, entre em contato com Abel (42) 9 8415-0867.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo