*(Reportagem com vídeo)
O que é LGBTQIA+? A evolução das siglas que designam várias minorias sexuais e de gênero é baseada em lésbica, gay, bissexual, travesti, transgênero, queer, pansexual, agêneros, pessoas não binárias e intersexo por mais visibilidade. E, pensando na importância do tema para a sociedade, as colunistas da REDE+, Diully Borodiaki e Maisa Medeiros, escolheram algumas personalidades famosas que são da comunidade e seguem abordando o tema diariamente.
ANITTA
Uma das cantoras mais famosas do Brasil, e, reconhecida por todos os lugares do mundo, Anitta fala abertamente sobre a sexualidade. Bissexual, a cantora disse que contou para os pais sobre a orientação sexual na adolescência e que a família sempre a respeitou.
Meus pais e meu irmão sabem desde que tenho 13 ou 14 anos. Todos vivem tranquilo, com normalidade. Tive muita sorte com minha família. Não é como se minha mãe adorasse isso, mas sempre me amou como sou e me respeita. Meu irmão não encarou tão bem na adolescência, porque às vezes eu roubava algumas de suas pretendentes.
Em entrevista a Folha Uol, Anitta disse que não queria divulgar a bissexualidade diretamente para a mídia porque tinha medo de como esse assunto seria tratado. A orientação sexual da cantora foi divulgada em 2018, pouco antes do lançamento do videoclipe da música “Não Perco Meu Tempo”.
GIOVANNA GRIGIO
A atriz Giovanna Grigio fez o papel de Samantha em Malhação, em que estabeleceu uma relação com Lica (Manoela Aliperti), revelou no perfil do Instagram que é bissexual. Ela respondeu um seguidor “eu sou bi, sou do vale”.
Gostar de alguém não tem nada de errado, o importante é se permitir amar, se permitir ser curioso, tudo isso é natural!
DEMI LOVATO
Demi Lovato decidiu falar com o público sobre a orientação sexual em uma entrevista com Joe Rogan. Depois de ser questionado se gostaria de ter filhos, a cantora se descreveu como pansexual. “Acho que quero adotar”.
Não sei se vou acabar com um homem. Pelo que não me vejo a engravidar. A minha sexualidade é muito fluida, e é o porque estive tanto tempo no ‘armário’.
Ela disse que é pansexual e que gosta de tudo e todos. Pansexualidade é a atração sexual, romântica ou emocional por pessoas, independentemente do gênero ou identidade de gênero.
PABLLO VITTAR
Como um furacão, Pabllo Vittar arranca suspiros e deixa qualquer um de boca caída. Seja pela beleza, pelo poder ou pela performance que faz no palco, todo mundo já ouviu falar deste nome. E, já abriu inúmeras vezes o jogo sobre sexualidade, apontando que ignora rótulos e se interessa por pessoas.
Quando o assunto é beleza, a dona da voz de “Ama Sofre Chora” se incomoda quando se apegam aos detalhes e sente que ser drag queen ainda é um tabu para algumas pessoas.
Posso dizer que as batalhas e o tipo de violência mudam quando ficamos famosas. Não sofro mais tanta violência nas ruas, mas, no on-line, aumentou. No começo, isso me impactava muito, hoje aprendi a apenas ignorar tais ataques e passei a entender que um ataque de ódio diz muito mais sobre quem ataca do que sobre quem é atacado.
MILEY CYRUS
Muito conhecida pelas pessoas que eram crianças ou adolescentes no início dos anos 2000, a artista deixou muitas pessoas em ‘choque’ ao revelar a verdadeira personalidade. Isso porque, ela finalmente pode mostrar quem era e quem quer ser. Após anos interpretando Hannah Montana, a cantora decidiu mostrar um lado mais sensual e segue sendo referência de moda e estilo.
Miley se considera uma pessoa pansexual e não-binária. Ela disse que já se sentiu atraída pela Minnie Mouse e que sempre questionou as garotas ficarem com homens que não eram interessantes em filmes.
Quando eu tinha 11 ano, eu achava a Minnie Mouse super gata. O que é bom que eu tenha acabado na Disney, porque minhas chances com a Minnie cresceram 100 vezes.
E você, quais as personalidades que são referências? Apresente para a equipe da REDE+.
Leia outras notícias no Portal RSN.