22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Pais soltam balões para homenagear filha que faria 15 anos hoje

Os pais de Yasmin, Tatiane e Ricardo foram até o Cemitério Parque dos Eucaliptos nesta segunda, dia em que a primogênita faria aniversário

tatiane

Os pais de Yasmin: Tatiane e Ricardo e a filha Ana Yasmin (Foto enviada pela família)

O dia tinha tudo para ser de comemoração. Entretanto, o que seria uma festa se limitou a ser uma homenagem simples, carregada de saudades. E foi soltando balões que Tatiane Silvério Kaminski e o esposo Ricardo Martins Kaminski lembraram os 15 anos da primogênita Yasmin.

Para isso, acompanhado por familiares, eles foram nesta segunda (5) no do Cemitério Parque dos Eucaliptos em Guarapuava. “Não tem como deixar de lembrar. Ficamos imaginando como ela estaria agora, como seria a festa nesta data”. Conforme Tatiane, quando ele engravidou de Yasmin, interrompeu o sonho de ser promotora. “Eu me formei em Direito no sábado e já na segunda descobri que estava grávida. Passei a me dedicar apenas à gravidez”.

O avô Anezio Silvério, o pai Ricardo e a irmã Ana Yasmin (Foto enviada pela família)

Entretanto, na 26ª semana de uma gestão que seguia o ciclo normal, Tatiane teve que ir a Curitiba para uma cesariana de emergência. “Desenvolvi uma pré-eclâmpsia [complicação grave na gravidez], provocada por falha médica. E desencadeou em trombofilia grave” [uma condição em que pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue. Isso aumentando o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo].

De acordo com ela que é ‘Mãe de Anjo’, projeto desenvolvido em Guarapuava com mães que perderam filhos, as duas tinham apenas 5% de chance de sobreviver. “A bebê se desligou das artérias, com exceção de apenas uma, e o médico que fez o pré-natal não viu”. Assim, Yasmin nasceu pesando 380 gramas. “Ela era perfeita, linda e eu a chamo de Sininho [alusão a uma fada de história infantil]”. Porém, ela sobreviveu apenas três dias.

Ricardo e Tatiane (Foto enviada pela família)

NASCE ANA YASMIN

Após a história com a Yasmin, Tatiane engravidou de Kauan e depois de João Ricardo. Todavia, os dois bebês também resistiram por pouco tempo. “Nos vários tratamentos que se seguiram, Tatiane descobriu que sofre de trombofilia”. Mesmo assim o desejo de ser mãe levou a uma quarta gravidez. “Comecei a fazer tratamento no Rio Grande do Sul e engravidei”.

Assim, aliando a ciência e a espiritualidade, o milagre da vida surge com Ana Yasmin. “Fiz uma promessa à Sant’Ana e hoje a minha filha carrega o nome da santa e também o da irmã mais velha. A Ana Yasmin está com nove anos e é a razão da nossa vida”.

Tatiane (Foto enviada pela família)

Conforme a mãe, ela teve outros dois abortos. “Sou mãe de seis filhos. Só quem é ‘Mãe de Anjo’ sabe o que isso significa. A gente não esquece nunca. Fica imaginando como estariam, como seria se estivessem aqui com a gente. E uma maneira de demonstrar todos esse amor, numa data tão significativa como a de hoje, pensamos nessa homenagem pelos 15 anos de Yasmin. Acalenta o coração”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo