Guarapuava já usa a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Uma dessas ferramentas é a nova gestão iluminação pública a partir da parceria público privada. Iniciada na gestão do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, a substituição das antigas lâmpadas de sódio pelos modelos LED contempla a cidade.
De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu, 100% das ruas de Guarapuava encontram-se sob o novo modelo. Assim sendo, a conclusão prevista para ocorrer em um ano e meio fechou em 13 meses. Outro ponto positivo destacado pelo secretário é a redução no valor da conta de energia. “Esperávamos ter uma redução de 45%, mas hoje alcançamos 54%”.
Conforme Paulo Dirceu, essa redução vai permitir investimentos nas praças e parques. “A partir deste mês vamos modernizar todas as praças e parques da cidade e dos distritos do interior”. É que até então, esses logradouros públicos tinham ficado de fora do projeto por causa dos custos. Entretanto, com a conclusão das ruas e com a economia gerada, segundo Paulo Dirceu, está sendo feito um aditivo no projeto inicial. “Esse aditivo permite a iluminação nas praças e parques”.
Além da cidade encontrar-se com iluminação compatível aos grandes centros, esse sistema de gestão eficiente, traz uma série de benefícios para a população. Afinal, ele amplia a sensação de segurança às pessoas, melhora o trânsito à noite, reduz gastos, torna possível utilizar a infraestrutura para conectar diferentes serviços.
BENEFÍCIOS
Um deles, é a implantação de centro de controle operacional que será construído no bairro São Cristóvão. Ali, onde era o Parque de Máquinas da Prefeitura, um convênio com a Polícia Militar possibilitará que dois policiais operem o sistema. “Essa estrutura vai abrigar a 1ª Companhia do 16º BPM. Assim, uma equipe da PM permanecerá no bairro durante 24h por dia”. De acordo com Paulo Dirceu, outro benefício será a implantação de 120 câmeras de segurança em pontos ‘nevrálgicos’ da cidade. “Tudo será monitorado pelo Centro de Controle”.
MODELO
Conforme o secretário, sob a responsabilidade da empresa ‘Ilumina Guarapuava’, o projeto de Guarapuava chama a atenção de outras cidades de médio porte. Assim sendo, nessa segunda (5), uma comitiva de Ponta Grossa veio em busca do ‘know-how’. Liderada pelo secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, a comitiva contou com a presidente da Agência de Fomento, Tônia Mansani e com o diretor operacional da Fomento, Marco Antônio Deitos. Conforme Tônia Mansani, o projeto de Guarapuava e a forma com o município tratou o assunto foi eficiente.
Ponta Grossa quer modernizar a iluminação e estamos iniciando essa fase de estudo. Foi bacana ver essa transição desses dois anos em Guarapuava. Isso deu um caminho pra gente de como conduzir todo esse estudo. A nossa ideia é alcançar os números de Guarapuava, também com 100% de iluminação em Led
Antes de Ponta Grossa, outro município buscou o exemplo de Guarapuava. Considerada uma cidade planejada, destacando-se pela qualidade de vida ofertada aos moradores, Maringá também buscou o projeto como modelo.
Leia outras notícias no Portal RSN.