O boletim diário da Secretaria de Saúde de Guarapuava informou no fim da tarde dessa sexta (9), que o número de pacientes ativos no município atingiu 323. Este é o menor número desde o início do ano. De acordo com os dados da Saúde, o maior número de ativos em 2021 ocorreu em 21 de maio, quando 2.183 pacientes estavam ativos. A redução destes 48 dias chega a 85,2%.
O crescente número de ativos motivou o “lockdown” em 18 de maio. Desse modo, o município cumpriu medidas drásticas de restrição para controlar o avanço da doença. Além disso, os pacientes com alto potencial de contaminação também reforçaram a tomada de decisão da autoridade municipal. Na época, em entrevista ao Portal RSN o secretário de Saúde, Jonilson Pires, pediu colaboração da população.
Desde o último sábado (3), o município está na bandeira amarela. Ademais, há dois dias a Saúde municipal não confirma mortes em Guarapuava. Desta vez, o secretário de Saúde reconheceu a união de esforços no combate à infecção.
A redução de casos vem demonstrando que o trabalho conjunto entre o poder público, as entidades de classe, as universidades e a população é muito efetivo. Todos cumpriram seus papéis, com a parcela de sacrifícios impostas a cada um pelo bem comum. A vacinação também demonstrou ser fundamental no controle de casos graves, dando um respiro à nossa rede hospitalar. Um círculo virtuoso que precisamos que se mantenha, para que cada vez mais possamos comemorar bons resultados e vidas salvas.
Leia outros notícias no Portal RSN.