Uma pesquisa envolvendo no mínimo 300 empresas está sendo a base para a retomada da economia em União da Vitória. Para a consulta o prefeito Bachir Abbas chamou a parceria do Sebrae e de uma equipe técnica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conforme o prefeito, o planejamento já pensa o desenvolvimento econômico do município pelos próximos 20 anos.
Com a credibilidade e o apoio do Sebrae podemos ter constatações claras de onde estamos e onde devemos chegar para superar o desafio deixado pela pandemia. Queremos ter atitudes assertivas e transformadoras.
Com uma economia sustentada pelo setor terciário, de acordo com o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Wilson Petisco, o comércio e a prestação de serviço compõem atualmente as maiores fontes geradoras do PIB municipal. “O município deve ter cerca de 17 mil empresas de vários segmentos e portes, registradas. Entretanto, ainda não sabemos quantas encontram-se em atividade. Só na Casa dos Empreendedores são atendidas cerca de três mil MEI´s”.
Conforme Petisco, é justamente esse perfil que a pesquisa está traçando. “A partir dessas informações vamos saber quais as empresas que deram baixa durante a pandemia. Também saberemos quais as dificuldades. A partir disso surgirá o programa que vai nortear essa retomada”.
SOMA DE ESFORÇOS
Conforme a gestora do Sebrae, Maria Auria Mulhmann, as ações envolvem esforços entre Poder Público, empresários, academia e sociedade. “Deveremos, com o Grupo Gestor, e mediante pesquisas desenvolver o Plano da Retomada. Este será desenvolvido a partir da potencialização de lideranças, do planejamento estratégico que também envolve o desenvolvimento industrial. Assim como de ações ligadas à inovação e ao turismo. Entre outras definidas pelo Grupo, além da adoção de políticas públicas de melhoria do ambiente empresarial”.
De acordo com Petisco, outros dois encontros definirão as estratégias para a criação do programa. Assim, um deles ocorrerá em 2 de agosto, das 13h30 às 21h30. O outro no dia 18, das 13h30 às 21h30. Ambos no auditório do Senac.
PARCERIAS
Por fim, participam dos debates a Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória, o Conselho da Mulher Executiva, o CDL, a Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu, o Sesc, o Senac e o Território do Iguaçu.
Leia outras notícias no Portal RSN.