A unificação dos quatro consórcios municipais da 5ª Regional de Saúde no Consórcio Intergestores começou nesta sexta (23), em Guarapuava. Em reunião na sede do Centro de Especialidades, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes foi eleito como presidente. Ele terá como vice, Berto Silva, de Laranjeiras do Sul.
De acordo com a chefe da 5ª RS, Eliane Harmuch, a composição da diretoria ocorrerá em assembleia de prefeitos marcada para 5 de agosto, às 9h. Composto por 20 municípios, a fusão entre os consórcios sediados em Guarapuava (Cisgap), e CIS-Centro-Oeste, Laranjeiras do Sul, e Pitanga deve demorar cerca de seis meses para ser concretizada. Entretanto, segundo Eliane Harmuch, a logística do ‘Intergestores’ começou na assembleia ordinária. “Estamos há três anos lutando para a montagem do consórcio e hoje se concretizou”.
Para o prefeito em exercício de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, atender 20 municípios, credenciar, fazer todo o trabalho burocrático e buscar recursos novos não é fácil. “Por isso temos que ter pessoas muito capacitadas e experientes, que é o caso de todos que estão hoje aqui entre prefeitos e secretários de saúde”.
CENTRO DE ESPECIALIDADES
Conforme a chefe regional, uma vez a diretoria estando constituída, o Governo do Estado passará a administração do Centro de Especialidades ao CIS5ªRS. Além disso, o novo consórcio também fará a gestão do Samu Regional, Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental. Assim, os moradores da Região Central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar. Assim como ambulatórios especializados, e principalmente, mais qualidade e eficiência na saúde pública.
Para Celso Góes, assumir a presidência é um grande desafio “Os serviços que vamos administrar pelo consórcio visam otimizar e melhorar ainda mais a estrutura da rede pública de saúde da Região. E e ao mesmo tempo proporcionar economia de recursos para os municípios integrantes”. Ele lembrou a relevância da discussão para o fortalecimento regional da saúde. “Não podemos pensar em saúde municipal, precisamos pensar em saúde regional. Contamos com grandes investimentos do Governo do Estado, como o hospital regionalizado e o Ambulatório Médico de Especialidades”. Já Eliane Harmuch inclui nesse complexo o Cancer Center. “Vamos atender um universo de 500 mil habitantes e ainda não formatamos o atendimento de oncologia”.
SAMU REGIONAL
Embora o Consórcio Intergestores da 5ª Regional de Saúde ainda não esteja formatado, a principal prioridade já foi listada. Trata-se da regionalização do Samu. Conforme Eliane Harmuch, a 5ª Regional é a única do Paraná que não possui o Samu Regional.
Entretanto, esse processo vem sendo debatido desde maio do ano passado pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto. Em audiência pública na Câmara Municipal de Guarapuava, o secretário anunciou o envio de 17 novas ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado para atendimento na região.
“Serão 12 ambulâncias de suporte básico e cinco de suporte avançado em um investimento do governador Ratinho Junior que está antecipando este aporte ao atendimento de urgência e emergência na região de Guarapuava”. Conforme, Eliane Guarapuava terá duas bases. Outras serão implantadas em Laranjeiras do Sul, Prudentópolis e Pitanga.
OS MUNICÍPIOS
Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.
Leia outras notícias no Portal RSN.