22/08/2023



Política

Assembleia instaura a “CPI das Escutas Telefônicas”

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira  (17) em Curitiba instalou oficialmente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as escutas telefônicas na Assembleia Legislativa do Paraná. A Comissão será presidida pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) . A lista completa dos indicados pelos partidos para compor a comissão de investigação ainda não foi definida, mas a previsão é de que até às 13h30 de hoje essa relação seja divulgada. De acordo com Rangel, a lista será divulgada na presidência da Casa. Até agora, os nomes indicados pelos partidos são Pedro Lupion (DEM), Pastor Edson Praczyk (PRB), Gilberto Ribeiro (PSB), Roberto Aciolli (PV), Professor Lemos (PT), Mauro Moraes (PSDB) e André Bueno (PDT).

 A instauração da CPI  vai investigar a origem e a responsabilidade dos grampos telefônicos encontrados em várias salas da Assembleia Legislativa, incluindo salas anexas à presidência, na segunda secretaria e ainda na central de telefonia da Casa. Os equipamentos foram descobertos no início deste mês e são dotadas das mais altas tecnologias. Rangel disse ainda que o próprio ex-presidente da ALEP, Nelson Justus será investigado. O deputado foi indicato como presidente da Comissão de Justiça e Redação da Casa. 
A reunião da manhã de hoje foi bastante tumultuada, principalmente, porque as indicações para as comissões permanentes da Casa foram adiadas para a segunda-feira (20), impedindo que qualquer projeto de lei seja  votado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo