22/08/2023
Cotidiano Paraná Saúde

Paraná vai receber mais 649.420 doses de vacinas nesta semana

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o lote inclui cerca de 130 mil doses de vacinas para a primeira aplicação

03.07.2021 - Chegada de vacina JanssenFoto Gilson Abreu/Aen

Novo lote de vacina chega ao Estado nos próximos dias (Foto: AENPr)

O Paraná caminha para cumprir a meta de aplicar pelo menos a primeira dose de vacinas em 80% da população com mais de 18 anos até o final de agosto. O restante da população adulta será imunizado até o final de setembro. Assim sendo, o Estado deve receber nos próximos dias mais 649.420 doses de vacinas contra a Covid-19. O Ministério da Saúde confirmou o envio da nova remessa nesse domingo (25).

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o lote inclui cerca de 130 mil doses para a primeira aplicação. O que deve garantir o avanço da campanha de imunização por idade. As demais destinam-se a grupos prioritários imunizados no primeiro semestre.

De acordo com a Sesa, trata-se de 361.250 doses do imunizante Covishield, da AstraZeneca. Outras 170 mil da CoronaVac, do Instituto Butantan/Sinovac. E ainda 118.170 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech. O governo federal ainda vai confirmar a data da distribuição.

Das vacinas Covishield, 63 mil chegam por meio do consórcio Covax Facility, enquanto as outras 298.250, saem diretamente do Ministério da Saúde (via Fiocruz), todas destinadas à segunda dose. As 170 mil doses da Coronavac destinam-se para primeira e segunda aplicação. Já das 118.170 Comirnaty, que completam o lote, 44.891 são para primeira dose e o restante para segunda.

Assim que chegarem ao Estado, os imunizantes serão recebidos e separados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. Em seguida, serão distribuídos entre as 22 Regionais de Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.