22/08/2023
Cotidiano Emprego Guarapuava

Guarapuava volta a registrar saldo positivo em junho, diz ‘Novo Caged’

Conforme o 'Novo Caged', o Setor da Construção Civil foi o que mais postos de trabalho criou em junho em Guarapuava, com 95 novas vagas

construcao_civil

Construção Civil foi o Setor que mais postos de trabalho criou em junho em Guarapuava, com 95 novas vagas (Foto: Arquivo/RSN)

Guarapuava fechou o mês de junho com saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada. E o Setor da Construção Civil foi o que mais contribuiu para os números. Assim, conforme o ‘Novo Caged’ – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o mês teve 1.635 contratações e 1.477 demissões em Guarapuava. Saldo positivo de 158 postos de trabalho.

Desse modo, de acordo com o ‘Novo Caged’, os setores que contribuíram para esse número foram o da Construção Civil com 95 novos postos criados, o da Indústria com 66 contratações e Comércio com cinco postos.

Entretanto, o Setor de Serviços não registrou demissões nem contratações. E por fim, o Setor do Agronegócio encerrou o mês com oito postos de trabalho fechados em Guarapuava.

OUTROS MESES

Em maio, interrompendo a sequência de 11 meses seguidos com saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada, Guarapuava registrou saldo negativo de 38 postos. Já em abril, o município encerrou com saldo positivo de 191 postos.

Em março, Guarapuava também registrou saldo positivo de 162 novos postos no município. Depois de fevereiro com saldo positivo de 353 novos postos e janeiro com 401 postos de trabalho criados no município.

PARANÁ

O Paraná foi o quarto estado brasileiro que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2021, com um saldo de 118.316 vagas abertas entre janeiro e junho. É o melhor desempenho do Estado para o período desde 2011. Além disso, é a primeira vez que o saldo nos primeiros seis meses do ano ultrapassa a marca de 100 mil vagas formais.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado também atingiu um bom resultado no mês de junho, com a criação de 15.858 postos de trabalho com carteira assinada.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, é o maior saldo da Região Sul e também a quarta posição no País. E ainda o melhor desempenho para o mês nos últimos 11 anos. O Setor de Serviços liderou as vagas criadas em junho com 6.860 novos postos.

Em seguida, vem o Comércio com 4.395 vagas abertas. Depois Indústria com 3.848 postos criados com carteira assinada. O Setor da Agropecuária encerrou o mês com saldo positivo de 709 vagas. E por fim, o Setor da Construção Civil criou 46 novos postos de trabalho no Paraná.

BRASIL

No Brasil, 1.536.717 postos de trabalho foram abertos nos primeiros seis meses do ano. Em junho foram 309.114. O acumulado é bastante superior ao primeiro semestre do ano passado. Impactado pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, o País apresentou saldo negativo de 1.198.363 vagas naquele período.

Por fim, entre os estados que lideraram a abertura de vagas, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (491.021), Minas Gerais (185.578) e Santa Catarina (126.111). Assim, das 27 unidades da federação, apenas Alagoas teve saldo negativo no semestre (-5.565).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo