22/08/2023

Jovens lançam projeto cultural em Guarapuava

Eles são jovens e desenvolvem as mais variadas vertentes artísticas. Escrevem poemas, compõem, cantam, jogam capoeira, tocam instrumentos musicais, fotografam, desenham, pintam e, acima de tudo, tem uma vontade enorme de colocar a sua arte nas ruas. Sentindo essa necessidade, os bailarinos Isabela Anaxilê Camargo Soares da Cruz e Leonardo Kunta Camargo Soares da Cruz, ambos pertencentes à Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê, se uniram à acadêmcia de jornalismo Keissi Caravelli e montaram o projeto "Praça ir nas ruas", lançado na noite desta sexta-feira (18) na Praça JK em frente à Unicentro.

A ideia é simples. "Como vivemos uma vida acadêmica em Guarapuava percebemos que existem muitos talentos, principalmente, nas faculdades, e que não tem espaço. Como Guarapuava não possui uma política de cultura que faça frente a essa demanda, resolvemos nos organizar e buscar uma coisa alternativa", diz Isabela.

A movimentação deu certo e mesmo com uma divulgação corpo-a-corpo tão logo a noite desceu e a lua cheia tomou conta do céu os artistas foram chegando trazendo o violão debaixo do braço, o atabaque, as poesias no caderno, os quadros de pintura. A fotógrafa Denise Moletta estendeu um varal e pendurou suas fotos que retratam cenas do cotidiano que já somam 33 fotos. 

"A minha exposição é itinerante e o tema é Ruas e Rugas que comecei a trabahar em 2009", conta dizendo que já expôs no campus e na Biblioteca de Irati.

A intenção do projeto é ocupar as várias praças de Guarapuava, esporadicamente. "Fizemos um experimento e percebemos que deu certo. Então vamos levar essa ideia adiante", diz Leonardo. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo