22/08/2023
Educação Guarapuava

Quase 6 mil alunos da rede municipal retornam às aulas em Guarapuava

A volta às aulas tem filas com distanciamento e uso do álcool em gel e do tapete sanitizante, além de aferição de temperatura

IMG_20210802_075601304-2048x1536

A volta às aulas tem filas com distanciamento e uso do álcool em gel e do tapete sanitizante, além de aferição de temperatura (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Mais de 5.800 crianças retornaram às aulas na rede municipal na manhã desta segunda (2) em Guarapuava. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, os alunos voltaram às atividades presenciais nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Assim, as filas com distanciamento e uso do álcool em gel e do tapete sanitizante estão entre as primeiras mudanças na rotina escolar.

Os alunos também aferiram a temperatura e responderam questionário sobre os sintomas da covid-19. Conforme a Secom, em cada sala, apenas 50% dos lugares foram ocupados. E de acordo com a professora Elisângela Ferreira, a primeira lição do dia teve reforço com os cuidados de higiene e prevenção. “Nós nos preparamos para voltar. Vamos manter todas as medidas sanitárias e lembrá-las o tempo todo”. Muitos alunos estavam ansiosos pelo retorno, como Victor Carneiro, de sete anos.

“Na escola é 20 vezes melhor. As professoras são calmas, têm paciência para ensinar. Estava com saudades dos amigos, apesar de agora ser diferente”. Joana de Souza também disse que o filho Pietro esperava o retorno. “O suporte que os professores dão é muito melhor, em casa distrai mais. Além disso, é preciso aprender a conviver com os desafios da pandemia. Conhecimento é tudo”.

PROTOCOLO

De acordo com o prefeito Celso Góes, professores e funcionários receberam treinamento sobre o protocolo de prevenção. E para o retorno das aulas, vão seguir as regras estabelecidas. “Temos o suporte de uma equipe da Saúde para as orientações. Além do serviço exclusivo do Call Center da Educação, que vai atender todas as demandas sobre os sintomas da covid-19. Incluindo as notificações feitas pelos pais”.

Conforme o secretário de Educação, Pablo Almeida, o momento epidemiológico e o avanço da vacinação permitiram o retorno. “Na medida em que os pais conhecem o protocolo, a adesão ao ensino presencial aumenta. Cada Unidade tem uma brigada covid-19. Vamos seguir monitorando a situação epidemiológica e podemos rever nosso posicionamento, caso necessário”.

FORMA DE ENSINO

PRESENCIAL

Desse modo, na Escola Municipal Dom Bosco, no bairro Conradinho, 189 dos 417 alunos voltarão para a sala de aula. Com índice de adesão menor que 50%, os alunos terão atividades presenciais na escola durante duas semanas.

HÍBRIDO

Entretanto, em escolas onde a procura pelo ensino presencial foi maior, o formato será híbrido. Ou seja, de modo alternado, uma semana de atividades presenciais e uma em casa na maneira remota.

REMOTO

Contudo, os pais que optaram pelo sistema de ensino da forma remota, devem buscar as atividades nas escolas nas datas marcadas. A secretaria de Educação informa que ainda é possível fazer a mudança de formato. No entanto, os pais que desejam optar pelo ensino híbrido, devem procurar as secretarias das escolas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.