Quase 60 agricultores de Irati produzem alimentos orgânicos. E em 2021 ganharam mais espaço no município. Desse modo, eles integram o fornecimento de uma série itens para servir as refeições destinadas para alunos das redes municipal e estadual de ensino. Os trabalhadores abastecem grupos assistenciais, que prestam atendimentos direcionados a pessoas quem enfrentam dificuldades financeiras.
De acordo com as informações, os produtores integram a Associação de Agricultores Agroecológicos São Francisco de Assis (Assis). A entidade tem como base a agricultura familiar. Assim, desde o ano passado, a associação se reestrutura e busca mais associados. O objetivo gira em torno de expandir o comércio de produtos livres de agrotóxicos.
O colaborador Edilson Santos, explicou que a produção é principalmente destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Deste modo, atende as 16 escolas estaduais e toda a rede municipal de ensino. Conforme as informações ocorre a entrega dos alimentos aos Centros de Referência de Assistência Social e entidades do município. Todos os meses também ficam disponibilizados ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), 197 kits com 10 variedades de alimentos que são distribuídos às famílias.
“Temos entre 50 a 60% dos agricultores já com certificação de produção. Entretanto, o restante está em processo de transição”. Assim, Edilson explica que alguns fatores ajudam a Associação a se destacar e cumprir as exigências de editais para ser fornecedora. Por exemplo, trabalhar com produtos, ser local, contar com mais mulheres e jovens associados ao quadro.
A principal fonte de renda dos pequenos agricultores ocorre através do fornecimento a esses programas, em que a compra fica garantida.
Conforme Edilson, entre as ideias futuras, estão a comercialização dos produtos na Feira do Produtor Iratiense. E ainda ter uma feira própria no Armazém Solidário, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Vila São João, onde também funciona a sede da Associação.
Leia outras notícias no Portal RSN.