22/08/2023


Guarapuava Segurança

Em nove dias de agosto, bombeiros atendem 28 incêndios em vegetação

Conforme o boletim do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, o número representa aumento de 55,5% em comparação ao mesmo período do ano passado

78893580-3988-4fcb-b8b6-d4c558ba4038

Um dos registros do Corpo de Bombeiros de incêndios em Guarapuava (Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros)

A estiagem somada ao tempo seco, natural da estação, trazem à tona um alerta. Isso porque é comum nesta época do ano, o aumento de ocorrências de incêndio em vegetação. Para se ter uma ideia, em nove dias de agosto já houve 28 situações do tipo em Guarapuava e municípios atendidos pelo 12º Grupamento de Bombeiros. No mesmo período do ano passado, ocorreram 18. O aumento, até o momento, tem um percentual de 55,5%.

De acordo com o relatório, o 12º GB que tem sede em Guarapuava e abrange sete municípios, atendeu incêndios em quatro municípios. Assim, em Candói, houve oito registros, e outros nove em Pinhão. Além disso, em Guarapuava foram 10. Ainda conforme as informações, Foz do Jordão contabiliza uma ocorrência até o momento.

Conforme o subcomandante do 12º GB, capitão Fernando Tratch, a orientação é que os moradores evitem colocar fogo em vegetação. “Estamos passando por um período muito seco. Então, por isso, qualquer coisa pode causar um incêndio. Além disso, provocar incêndio em mata ou floresta pode resultar em pena de dois a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa”.

PRUDENTÓPOLIS

No início da noite dessa segunda (9) houve o registro de um grande incêndio no Centro de Prudentópolis. Em um vídeo divulgado pela Rádio Copas Verdes FM é possível ver as chamas em um terreno baldio, bem próximas às casas vizinhas. O município não integra a área de abrangência do 12º GB de Guarapuava.

NO ESTADO

Ainda com base nos dados dos bombeiros, os casos que chegaram a reduzir no Paraná nos primeiros quatro meses do ano, voltaram a crescer com a chegada do inverno. Em julho, foram 1.505 focos de queimadas, 125% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando 669 ocorrências foram confirmadas.

Os focos mais do que dobraram nos primeiros dias de agosto, com 674 registros entre os dias 1º e 8 de agosto, contra 329 no mesmo período de 2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo