22/08/2023

“O Paraná terá a melhor logística do País”, diz ministro da Infraestrutura

Junto com o ministro, o governador Ratinho Junior detalhou o novo modelo, pautado pelo menor preço, garantia de obras e transparência

PEDAGIO4

Ministro Tarcisio de Freitas e autoridades paranaenses (Foto: Reprodução/Youtube)

O ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas retorna a Brasília com a certeza de que o novo modelo de pedágio será aprovado. Esse aval é do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). “Nas próximas semanas entregaremos o projeto para a sanção”. A afirmação ocorreu durante a estadia do ministro em Curitiba nesta quarta (11).

Na solenidade do detalhamento da proposta consensual entre os governos federal e estadual, o ministro elogiou o novo modelo.

Paraná terá a melhor logística do País. O modelo do Paraná já atrai outros estados que desejam fazer a mesma parceria. Trata-se de um modelo inteligente.

Antes, porém, o ministro se valeu de uma frase dos sertanejos Zé Neto e Cristiano. “Precisamos ver a ferida curada”. A analogia é com os percalços gerados durante quase 30 anos do contrato vigente. Num momento de descontração, antes de começar o pronunciamento, ele falou que gostava de microfone com pedestal, porque  lembrava o cantor Roberto Carlos, mas não deixou de tecer crítica ao cantor. “Que aliás, tem uma voz horrorosa”.

Ministro de Freitas Tarcisio (Foto: Reprodução/Youtube)

Pautado pelo menor preço, garantia de obras e transparência, a nova proposta de concessão foi detalhada pelo governador Ratinho Junior. Conforme o governador, a proposta final teve o trabalho de técnicos dos governos estadual e federal. Assim sendo, prevê o modelo de menor tarifa, sem limite de desconto e com garantia de obras  a partir de um seguro-usuário. Ou seja, um aporte financeiro para garantir a execução do contrato. “O valor do seguro é proporcional ao porcentual de desconto concedido à tarifa”.

Ele disse que o modelo apresentado vai contra as atuais concessões que não deram certo”. Segundo ele, houve houve falta de transparência, corrupção e exploração política.

Não adianta a gente dizer que o pedágio é ruim. Se você for ver as pesquisas, na avaliação do usuário, é um bom serviço, importante pelas melhorias. O que não era bom no Paraná é o preço. E além do preço, as obras que não foram realizadas.

De acordo com a explanação, as tarifas poderão ter redução de até 50% no Paraná. Esse cálculo pode derrubar pela metade o valor cobrado atualmente em algumas praças. E com garantia de execução das obras previstas no edital de concessão. Para se ter uma ideia, a tarifa média atual das tarifas é de R$ 16,30. Valor que cai para R$ 11,30 imediatamente, ao começar o leilão na Bolsa de Valores.

Os contratos em vigor terminam em 27 de novembro. A perspectiva é que a nova concessão, dividida em seis lotes, vá a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nos primeiros meses de 2022. No entanto, antes, precisa da avaliação técnica do Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto prevê a concessão por 30 anos de 3.372,8 quilômetros de rodovias, divididos em seis lotes, com parte das obras programadas para serem entregues durante os primeiros sete anos de concessão, como os 1.767,7 quilômetros de duplicações. São 834 quilômetros a mais do que as atuais e investimento total de R$ 43 bilhões. Do total, 1.164 quilômetros de rodovias estaduais, ou 35% do trajeto original das novas concessões. Estão previstas 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. O projeto prevê ainda aumento de 40% das tarifas após as duplicações.

Governador Ratinho Junior (Foto: Reprodução/Youtube)

De acordo com o governador, outra definição é a ampliação da capacidade do Contorno Sul de Curitiba. Conforme ele anunciou, haverá novas faixas de rolamento, marginais e ciclovias. O projeto também recebeu a incorporação da PR-323, entre Maringá e Guaíra. Além da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, e a PR-092. Assim como, o trecho entre Jaguariaíva e Santo Antonio da Platina. Lembrado por Traiano, citou a PR-280, que junto com a BR-163 formam um corredor entre Guaíra, Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. A BR-277, hoje já com boa parte duplicada, contará com faixa adicional nos dois sentidos e em toda a extensão desde Curitiba a Paranaguá, além do acostamento.

E ainda, as serras do Mar, São Luiz do Purunã, da Esperança e Cadeado contarão com iluminação em LED. Além de curvas com traçados corrigidos e ganharão áreas de escape para caminhões e ônibus. Segundo Ratinho Junior, os mais de três mil quilômetros ainda terão monitoramento de câmeras inteligentes, acesso a Wi-Fi e implantação do sistema iRap. Esse sistema é utilizado em países de primeiro mundo para minimizar a gravidade de acidentes.

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Cristina Esteche

Jornalista

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