Existem algumas superstições sobre a sexta-feira 13. Entre elas, quebrar um espelho e passar por baixo de uma escada são sinônimos, do que os brasileiros acreditam, azar. A noção de um dia que pode trazer infortúnios está profundamente enraizada – mesmo que não consigam explicar por quê.
É importante ressaltar que, embora a sexta-feira 13 possa parecer um fenômeno raro, nosso calendário gregoriano indica que o dia 13 de qualquer mês tem uma probabilidade ligeiramente maior de cair em uma sexta-feira do que em qualquer outro dia da semana.
No entanto, essa não é uma superstição universal. Isso porque, na Grécia e nos países de língua espanhola, é a terça, 13, que é considerado um dia de azar. Enquanto na Itália, é a sexta, 17, que se depara com o medo.
SUPERSTIÇÃO E PSICOLOGIA
Conforme a psicóloga Maíra Silveira, a superstição é uma compulsão a agir de uma forma que não terá qualquer influência no resultado desejado; muito embora possa trazer o alívio de uma suposta explicação para determinados fenômenos.
“Fazemos um monte de coisas (que sempre fizeram e aprendemos a fazer também) que não têm nada a ver com o que realmente funciona ou acontece. Contudo, quando colocamos isso na cabeça, acreditamos fielmente. Parece que acreditamos que é mais fácil ser supersticioso e esperar que a comida apareça de repente no nosso quadrado, ao invés de, efetivamente, buscar as reais causas dos eventos e assim mudar e adequar melhor nosso comportamento”.
FILMES PARA ASSISTIR NA SEXTA 13
Psicopata Americano: o jovem Patrick Bateman (Christian Bale) não é nada diferente dos colegas de Wall Street, o que o leva a ser protegido pela sua figura privilegiada de homem branco e rico, mascarando a parte obscura: Bateman é um serial killer. Ele procura por uma nova vítima para saciar a sua sede doentia por sangue e sempre achar uma maneira de ser melhor do que os outros, mesmo que tenha que matá-los.
Midsommar – O Mal Não Espera A Noite: o filme foi feito para você fugir da clássica narrativa de terror. O casal Dani e Christian- interpretados por Florence Pugh e Jack Reynor – viajam com amigos para a Suécia para participar de um festival local de verão logo após Dani vivenciar uma tragédia pessoal. Mas o que era para ser uma viagem alegre com amigos se tornou um ritual pagão bizarro.
Leia outras notícias no Portal RSN.