Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostram que Guarapuava gerou 1.355 empregos no primeiro semestre de 2021. Esse saldo é a diferença entre as 10.529 contratações e os 9.174 desligamentos.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e inovação, Sávio França Denardi, Guarapuava se mostra uma cidade em alerta. “Sabendo reagir, impulsionada pela indústria, que já está gerando muitos empregos e esse numero é previsto para ser maior ainda a partir do segundo semestre”.
Assim, apesar do saldo negativo no mês de maio, o município conseguiu finalizar o primeiro semestre acompanhando a tendência de crescimento estadual. Isso porque, o Paraná é o quarto estado que mais gerou empregos de janeiro até junho, com 118 mil vagas.
PRIMEIRO TRIMESTRE
Os números do primeiro trimestre de 2021 apontam a indústria como líder na geração de empregos, com saldo de 463 vagas. Depois vem os setores da construção com 342 e serviços 233. Além disso, pelo comércio houve a criação de 147 vagas e na agropecuária 15.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, o Antônio Cezar Ferreira Prestes, a agência de Guarapuava tem auxiliado na reinserção dos candidatos no mercado. “Os candidatos são encaminhados para seleção das empresas conveniadas. Entre elas, a Araupel, a Benderplast, a Polijuta e o Shopping Cidade dos Lagos. São empresas que estão investindo na ampliação dos negócios e precisam de mão de obra qualificada.”.
Sendo assim, entre os serviços prestados, está a intermediação para preenchimento das vagas. Desde o início do ano, a equipe já disponibilizou atendimento para 17.647 pessoas, dentre requerentes, segurados e beneficiários.
Leia outras notícias no Portal RSN.