A falta de acessibilidade para deficientes visuais, em estabelecimentos comerciais, faz com que muitos percam a autonomia. Pensando nisso, a Prefeitura de Guarapuava institui uma lei municipal, para que nos bares, restaurantes e lanchonetes os cardápios também estivessem disponíveis em braile. O texto é de 2012.
De acordo com Nilton Zaroski, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEG), o projeto possibilita ao cidadão ter autonomia para escolher o que comer na refeição. “Esse projeto busca trazer acessibilidade e autonomia para as pessoas com deficiência visual. Assim, eles podem chegar até estabelecimentos e escolher os alimentos, sem ajuda de acompanhantes ou de funcionários do restaurante”.
Conforme Soliane Moreira, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UTFPR de Guarapuava, a impressão dos cardápios não terá custo para os empresários. “O projeto apresentado possibilita a digitação dos cardápios pelo software Braille Fácil e, depois, os cardápios serão impressos em braile, sem custo para o empresário que aderir”.
Dessa forma, no início da semana, ocorreu uma reunião para discutir estratégias de comunicação e ampliação do projeto: ‘Adaptação de Cardápios para o Braile’ no município. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig).
E contou com a presença de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do presidente do COMDEG. Além disso, representantes das instituições assinaram um termo de compromisso e cooperação para divulgação e adesão do projeto.
COMO ADERIR
Os donos de restaurantes ou empresas do segmento alimentício que tenham interesse em participar, devem entrar em contato com a coordenadora do projeto Soliane Moreira. Desse modo, pode ser pelo número (42) 9 9938-9039 ou pelo e-mail solianemoreira@utfpr.edu.br. Após o contato, um termo de adesão será repassado para as empresas. Por fim, para mais informações, basta entrar nas redes sociais do projeto.
Leia outras notícias no Portal RSN.