Para as ‘bruxas’ de plantão, ou aquelas pessoas que gostam de cultuar a Lua, o domingo será especial. Um fenômeno conhecido como ‘Blue Moon’, ou Lua Azul, vai chamar a atenção. Conforme especialistas, essa expressão é usada para se referir ao satélite na segunda vez em que ele entra na fase cheia em um mesmo mês. De acordo com a Nasa, o fenômeno ocorre a cada dois anos e meio e três anos
Entretanto, segundo a agência espacial americana, o azul não é a cor predominante. Neste caso, a denominação é dada por que ela será a terceira de quatro luas cheias em uma estação. Ou seja, o tempo entre um solstício e um equinócio. Segundo a revista americana especializada ‘Sky & Telescope’, a última vez em que a Lua Azul apareceu foi em 31 de outubro de 2020.
Mas você sabia que a Lua já surgiu na cor azul? De acordo com o site ‘Olhar Digital’, após a erupção de 1883 do vulcão Kratatoa, na Indonésia, ele jogou partículas de cinzas na atmosfera com cerca de um micrômetro (1 μm) de diâmetro. Foi o tamanho exato para espalhar a luz vermelha, vinda do Sol, deixando outras cores passarem.
Assim, essas cores, refletidas na superfície da Lua, lhe deram uma aparência azulada que persistiu por longo tempo. Durante vários anos após a erupção pessoas reportaram ver uma lua azul, e às vezes até mesmo verde, ou um pôr do sol com cor de lavanda.
Leia outras notícias no Portal RSN.