Diante dos vários acidentes de trânsito, nos últimos dias em Guarapuava, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), está mobilizando a sociedade para a redução dos números. Conforme o secretário de trânsito, Adalberto Campos, os números de acidentes contabilizam 268 no município, até julho deste ano.
Para discutir esse aumento, nessa sexta (20), ocorreu uma reunião, também acompanhada de forma remota. Desse modo, durante o encontro, o secretário afirmou que um dos motivos dos acidentes é a falta de atenção dos motoristas. “Os motivos estão associados com a desatenção no trânsito, com o uso de celular, consumo de álcool e o desrespeito às normas de trânsito. Como a ultrapassagem em locais proibidos e o excesso de velocidade”.
Além disso, membros do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana também estiveram presentes na sede da Setran. De acordo com Paulo Dirceu de Souza, presidente do conselho e secretário de Planejamento e Urbanismo, o próximo passo é definir como atuar junto a população. “Cada participante teve oportunidade de apresentar sugestões. O próximo passo é a definição dos modelos que serão utilizados para atuar junto a população”.