A rede Controla Paraná, que oferece aos municípios capacitação para os servidores e os sistemas de informática desenvolvidos pelo governo estadual nas áreas de controle interno e ouvidoria, teve acordo de cooperação técnica assinado nesta segunda (23). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o documento foi assinado com a Controladoria-Geral do Estado e Desenvolvimento Profissional da Controladoria Geral do Estado (CGE).
De acordo com a AEN, por meio desta rede todas as prefeituras do Paraná têm na CGE um parceiro no controle e monitoramento dos recursos. Além da troca de experiência e capacitação. Até o momento, 17 municípios estão inscritos.
O controle dos recursos públicos está previsto na Constituição Brasileira e se aplica a todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal. Em muitas prefeituras, como é o caso de Guarapuava, cidade com pouco mais de 180 mil habitantes, os setores relacionados ao controle interno estão desagrupados.
Além disso, o controle interno consiste em atividades e métodos coordenados, adotados para garantir exatidão dos dados financeiros e contábeis. Além de proteger o patrimônio e assegurar o cumprimento de diretrizes administrativas. O objetivo desse trabalho é dar mais eficiência à administração pública, estabelecendo mecanismos que fortaleçam os órgãos de controle interno municipais.
A REDE
Por fim, a rede se formará por meio de acordos de cooperação e não está dotada de personalidade jurídica. Dessa forma, serão promovidas reuniões técnicas e treinamentos para a transmissão de conhecimentos e experiências da Controladoria-Geral do Estado aos municípios participantes. Bem como o apoio e incentivo para a criação de controladorias-gerais municipais e fortalecimento das já existentes.
Leia outras notícias no Portal RSN.