Um adolescente guarapuavano surpreendeu o cenário mundial do ‘tiro ao prato’ com um feito até então sem precedentes. Aos 13 anos Hussein Daruich tornou-se campeão da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência em São Paulo. Mas o que chama a atenção é que o menino participou com outros 96 atletas. Dos quais apenas sete juvenis. E desses quatro do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava (CCTG). O restante, todos adultos.
Conforme as informações levantadas pelo Portal RSN, Hussein deixou para trás outros destaques mundiais. De acordo com atiradores locais, Leonardo acertou 113 de 125 pratos. Hussein, 119 de 125 classificando-se para a final. Entretanto, nessa etapa apenas seis escores se classificam. Mas quem atingir acima de 118 pontos, está dentro do que é considerado o ‘índice mundo’. Hussein entrou em segundo lugar com 119, atrás de um atleta adulto que obteve 120 pratos.
A FINAL SURPREENDENTE
Se durante o campeonato, os atletas devem validar 125 tiros, com dois disparos, o desafio na final é ainda maior. Afinal, o atleta tem direito a 50 tiros com apenas um disparo por vez. E Hussein mira no alvo acertando 45 pratos e levantando o título. Para se ter uma ideia do potencial de Hussein, o segundo colocado acertou apenas 39.
De acordo com atiradores, no tiro esportivo a modalidade ‘fossa olímpica’ é uma das mais difíceis existentes. Isso porque o atleta tem que acertar os disparos em um alvo em movimento a mais de 100 km/h já na saída. Esse alvo trata-se de um disco de 11 centímetros por dois centímetros de altura em média.
Agora ele se prepara para o Mundial Juvenil, em Lima no Peru, entre 1° e 10 de outubro. E mais uma vez ele segue acompanhado pela irmã Hanna e pelos primos Haddy Darwich e Tarik Darwiche. A equipe familiar representará o Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.