22/08/2023
Cotidiano

Morador de Prudentópolis trabalha na Líbia

Em Prudentópolis uma família vive o drama da crise política na Líbia com angústia. Nilson Roth trabalha para a Construtora Odebrecht e mora nesse país há mais de quatro anos.
De acordo com o pai de Nilson, Thiago, os contatos com o pai eram diários via “skype” mas Internet, mas foram se tornando cada vez mais difíceis.
“Quando derrubaram os servidores da Internet não conseguimos mais falar com meu pai, mas depois ele conseguiu nos passar e-mail e restabeleceu o contato pelo skype dizendo que está bem”, relata.
Thiago conta que o pai e outros funcionários da empresa estão “trancados” dentro de casa sem pode sair às ruas por uma medida de segurança. Segundo Thiago, a empresa já fez uma tentativa de resgate, mas não conseguiu autorização para que o avião aterrissasse já que os aeroportos estão fechados.

A família de Nilson questiona a demora do governo em resgatar os brasileiros que estão na Líbia.
O Ministério das Relações Exteriores, de acordo com a imprensa nacional, afirmou que continua trabalhando para viabilizar, no menor tempo possível, a evacuação de cidadãos brasileiros que se encontram nas cidades de Trípoli e Bengazi, através da Embaixada do Brasil na Líbia.
Segundo nota oficial, um navio saiu, ontem, quarta-feira, do Porto de Pireu, em Atenas, na Grécia, com destino a Bengazi. Nesse local, 148 pessoas, entre eles brasileiros, aguardam para serem resgatadas. Outra informação repassada é a autorização do governo líbio para que cinco vôos fretados pelas empresas posem no aeroporto de Trípoli e retirem seus funcionários. A previsão é que o resgate aconteça ainda nesta quinta-feira. Não há informações, porém, se os funcionários da Odebrecht estão entre essas pessoas.

Com informações de Elio Kohut

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.