22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Reincidentes, 2 lojas vendiam mais de mil produtos com validade vencida

Lojas já tinham sido notificadas e orientadas há cerca de um mês pelo Procon, mas continuaram vendendo cosméticos de forma irregular

SHAMPOO

Procon autua duas lojas (Foto: Procon)

Cerca de mil produtos com validade vencida encontram-se fora das prateleiras, retirados pelo Procon em Guarapuava. Embora o flagrante tenha ocorrido em duas lojas nesse fim de semana, esse número se refere a apenas uma delas. Conforme o órgão, as duas unidades são reincidentes. Há cerca de um mês, a equipe de fiscalização já havia dado flagrante com mais de 200 itens vencidos. Assim sendo, dos donos das lojas receberam notificações e orientações sobre a irregularidade. Entretanto, os produtos continuaram à venda.

De acordo com os fiscais, muitos produtos estavam com a validade expirada há mais de ano. Outros, com lacre rompido; frascos sem indicação de rotulagem. E ainda, rótulos alterados e data de validade rasurada e apagada. Entre os produtos apreendidos estão shampoo, maquiagens, frascos de creme hidratante para cabelos. Além de silicones, esmaltes, água oxigenada, condicionadores e pigmentos.

A coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche alerta que os produtos vencidos podem causar reações alérgicas graves. Além disso, a ineficácia quando ultrapassam o período indicado para consumo.

“Que a atitude sirva de alerta para várias empresas que possam, mesmo sem saber, expor e vender produtos vencidos”. Conforme disse a advogada, a recomendação do Procon, é que a população fique de olho nessas irregularidades.

“Mesmo que os produtos não sejam ingeridos, a simples aplicação destes pode causar complicações para o consumidor e configura crime para o vendedor”. Segundo Luana, as empresas responderão processo administrativo. E este pode resultar em multa pecuniária por descumprimento da legislação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.