Um dos bairros mais habitados de Guarapuava, o Xarquinho, começa a ser reurbanizado. Dividido em Industrial, por abrigar grande número de empresas, e Xarquinho I, o bairro terá valorização imobiliária. Ali estão concentradas iniciativas empreendedoras em vários setores.
Mas desde a semana passada, a movimentação de máquinas e equipamentos avisam que algo está ocorrendo. Trata-se da abertura da Avenida Beira-Rio que já ganha os primeiros traçados. De acordo com o secretário municipal de Obras, o vice-prefeito Samuel Ribas, essa via será elo entre a BR-277 e a PR-466. A obra vai contornar o Rio Xarquinho – daí a origem do nome da avenida.
Conforme Samuel, a avenida terá aproximadamente 1,6 Km de extensão, com 23 metros de largura. “Serão quatro pistas de rolamento, canteiro central, calçadas, iluminação em led, três rotatórias”. O investimento, segundo o secretário, é de quase R$ 5 milhões oriundos de emenda parlamentar e contrapartida do Município.
De acordo com o projeto, trata-se da continuação da avenida Pedro Carli, às margens da BR-277, por meio de um viaduto até a trincheira da PR-466. “O viaduto integra o projeto de duplicação da BR-277, sob a responsabilidade do Governo do Estado.
O COMEÇO
Nessa primeira etapa, funcionários da Secretaria de Obras fazem a abertura da via e o serviço de terraplanagem próximo ao trevo de acesso à Vila Carli. Ali será construída uma trincheira ligando as duas Regiões da cidade. De acordo com Samuel Ribas, a obra é complexa e transformará a realidade do bairro.
“Nesse momento, está sendo feito o preparo do solo para pavimentação, tirando o famoso solo de banhado e colocando as pedras. Mas são muitas etapas e estamos empenhados para finalizar o mais breve possível, com qualidade, e resolvendo uma demanda prioritária para os moradores”.
Conforme o secretário, a próxima etapa inclui a pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, construção de rotatórias e calçadas com acessibilidade. Além da colocação de grama e sinalização viária. Os recursos são vinculados por meio de contrato de repasse da Caixa Econômica Federal.
“Além de tudo, a Avenida Beira-Rio também atrairá mais investimentos para o entorno e, por consequência, a geração de postos de trabalho, bem como a valorização da área”.
Leia outras notícias no Portal RSN.