O Ministério de Minas e Energia informou que começou a vigorar a Bandeira Escassez Hídrica. Desse modo, agora o valor passa a R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Este novo valor não se aplica aos clientes de Tarifa Social, que seguem regidos pelo sistema de bandeiras tarifárias normalmente.
Conforme a Energisa, o percentual se deve, principalmente, ao cenário energético atual do país e à necessidade de importação de energia do exterior. Além disso, a geração termelétrica adicional e de custos adicionais de energia. Portanto, é importante que, cada vez mais, os consumidores estejam atentos à redução do consumo. Assim, fazendo com que o impacto na conta de energia seja o menor possível.
Desde 2015, as contas de luz passaram a considerar o Sistema de Bandeiras, composto pelas modalidades verde, amarela e vermelha. De acordo com a Energisa, essas cores indicam se haverá ou não valor repassado ao consumidor final em função das condições de geração de eletricidade.
“Se os reservatórios estão cheios, não usamos as termelétricas e a bandeira é verde, sem custo adicional. Desse modo, se temos poucas chuvas e as termelétricas estão acionadas, o custo sobe e adotamos a bandeira amarela ou vermelha”. No site, é possível encontrar mais informações sobre as medidas anunciadas.
ENERGISA ENSINA COMO REDUZIR CONSUMO
Como parte das medidas essenciais para este momento, a Energisa enfatiza que é importante que todos tenham em mente a necessidade de reduzir o consumo. Desse modo, aponta a importância de substituir lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. Apagar as luzes de ambientes vazios e deixar as janelas abertas e aproveitando ao máximo a luz natural.
Além disso, lavar o máximo de roupas possível de uma só vez, garantir que o filtro da máquina fique sempre limpo para que não seja necessário repetir a operação “enxaguar”. E, poupar energia, passando somente as peças necessárias.
A distribuidora também recomenda que os consumidores evitem banhos demorados. O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo. Assim, ajuste a temperatura para a posição “verão”, pois em “inverno” o consumo é 30% maior. Bem como, ligar o ar condicionado somente quando necessário. E desligar assim que o ambiente estiver na temperatura ideal.
Outra recomendação importante é não deixar a TV ligada sem necessidade. Dessa maneira, não dormir com o aparelho ligado. Se as crianças jogam videogame ou usam computador por muitas horas diárias, é importante estabelecer um limite. Por fim, se tiver em casa uma geladeira e um freezer, acondicione todos os produtos na geladeira e desligue o freezer.
Leia outras notícias no Portal RSN.