22/08/2023
Brasil Política

Manifestações marcam feriado de 7 de setembro no Brasil

Os protestos ocorrem contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em Brasília, manifestação pede destituição dos ministros do STF

protesto

Os protestos ocorrem contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Caíque Luís/TV Globo)

Neste feriado da Independência no Brasil, protestos contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro marcam o dia. Assim, os atos ocorrem em meio a embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF). E em um contexto de queda na popularidade e nas avaliações sobre a administração Bolsonaro. Além de uma acentuada crise econômica.

A imprensa nacional afirma que o movimento pró-governo apoia pautas antidemocráticas, como a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Brasília, manifestação pede “imediata destituição de todos os ministros do STF”. Além disso, os apoiadores do presidente furaram um bloqueio da Polícia Militar na noite de segunda (6) e invadiram a Esplanada dos Ministérios. Contudo, os policiais impediam a passagem para que o grupo não chegasse à Praça dos Três Poderes, onde fica a sede do STF, alvo de ameaças dos manifestantes.

Manifestação em Brasília (Foto: Wellington Hanna/TV Globo)

Entretanto, nesta terça (7), também teve manifestações contra o atual governo. Em mais de 200 cidades brasileiras ocorre o 27ª ‘Grito dos Excluídos’. Os manifestantes, buscam disseminar o lema ‘Vida em Primeiro Lugar’. Além de denunciar o aumento do desemprego, da fome, da carestia, do preço das tarifas de energia e da falta de comida no prato.

Conforme levantamento do Portal G1 até as 10h40 desta manhã, ao todo 44 cidades incluindo as capitais tiveram manifestações a favor do governo. Já os atos contra somam 22 cidades. Porém, os atos continuam durante a tarde em todo o Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.