22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Banda Jovem de Guarapuava completa 43 anos de história

A banda teve início quando o mastro Leonel Rossetin e alguns músicos se apresentaram no desfile cívico da cidade, em 7 de setembro de 1978

WhatsApp-Image-2021-09-07-at-09.28.16-1

A banda teve início quando o mastro Leonel Rossetin e alguns músicos se apresentaram no desfile cívico da cidade, em 7 de setembro de 1978 (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesta terça (7), a Banda Jovem de Guarapuava completa 43 anos de história. Tudo começou quando o mastro Leonel Rossetin e alguns músicos se apresentaram pela primeira vez no desfile cívico da cidade, em 7 de setembro de 1978.

Nessas mais de quatro décadas de trajetória, a banda tem despertado e aperfeiçoado os talentos musicais guarapuavanos. Assim, os músicos brilham com belas performances em competições estaduais e nacionais. Somente no Paraná, são 40 prêmios conquistados.

De acordo com o maestro Oriel Bezerra da Silva, a banda é um orgulho para o município. “Nós nos sentimos muito felizes por esse trabalho feito ao longo dos anos e por tantas conquistas. Além de ser um espaço para incentivar a música como arte, ela é um orgulho pra nossa cidade”.

Além disso, a banda conta com um repertório variado de músicas eruditas e populares, que vão desde ópera, passando por trilhas sonoras de filmes como Rei Leão e Piratas do Caribe. E também as músicas emblemáticas do Queen e do grupo Raça Negra, chamaram muita atenção nas competições, ganhando destaque nacional.

HISTÓRIA

Atualmente, 40 integrantes fazem parte da banda, entre componentes experientes e aprendizes. Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação, boa parte dos iniciantes são crianças e adolescentes que têm o primeiro contato com o “bê-a-bá” da teoria musical. Contudo as lições práticas vão além do estudo do ritmo, estilo e melodias. Os ensaios ajudam a formar músicos-cidadãos, unindo educação e arte.

Segundo Enio Lucas Gardenas que toca na banda há quatro anos, a tradição da banda atravessa gerações. “A banda é tudo para mim, muito porque o meu avô e meu pai também eram músicos e espero que isso continue para os meus filhos”.

Entretanto, durante a pandemia da covid-19, os ensaios estão ocorrendo forma online. De acordo com Rita Felchak, diretora de Cultura, os integrantes podem cuidar da saúde mental nesse período pandêmico por meio da música. “Eles tiveram aprendendo música, cuidando da saúde mental através da arte. Não tivemos as atividades paralisadas pra continuar essa linda história que encanta os guarapuavanos e os expectadores por onde eles se apresentam”.

SERVIÇO

Por fim, os interessados em fazer parte da banda podem ir até a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que está localizada na rua Brigadeiro Rocha, número 2777 no Centro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.