22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Hemocentro de Guarapuava está recebendo doações de sangue

Todos os tipos sanguíneos estão sendo aceitos. Entretanto, a demanda maior é por preservar o estoque do tipo O+

Hemepar precisa de doações de sangue no Carnaval (Foto: Reprodução/Pixabay)

Todos os tipos sanguíneos estão sendo aceitos (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Hemocentro Regional de Guarapuava está recebendo doações de todos os tipos sanguíneos. Entretanto, por questões técnicas e estratégicas, há uma necessidade maior de preservar o estoque do tipo O+. De acordo com o diretor do Hemocentro, Fernando José Guiné, os cuidados na hora de doar sangue estão maiores devido a pandemia de covid-19. “As doações estão sendo coletadas somente sob agendamento, em função dos protocolos sanitários e demais procedimentos relativos à pandemia”.

Conforme Guiné, é por meio da doação que se pode salvar vidas. “A doação de sangue é uma atitude altruísta, que salva vidas. É uma atitude cidadã, voluntária e empática”. Além disso, para cada bolsa de sangue coletada, quadro vidas podem ser salvas. “De cada doação de sangue podem ser extraídos até quatro hemocomponentes, por isto da afirmativa de que cada doador pode salvar quatro vidas!”.

PARA DOAR

Para se tornar um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 60 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. E também, precisa levar um documento oficial com foto.

Por fim, para fazer o agendamento basta ligar no telefone (42) 3622-2819. O Hemocentro Regional de Guarapuava está localizado na rua Afonso Botelho, número 134 no bairro Santana, em frente ao CTG Fogo de Chão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo