Mais uma vez situações em que uma pessoa tentou acabar com a própria vida esteve nos boletins do Corpo de Bombeiros em Guarapuava. Conforme as informações preliminares, o socorro chegou a tempo de salvar a pessoa que ingeriu bebida e remédios.
De janeiro até agosto desde ano, houve registro de 25 casos de suicídio, três a mais do que durante todo o ano passado (2020). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pandemia e as situações desencadeadas por ela indicadas como fatores agravantes de saúde mental das pessoas. A necessidade de isolamento gerou um estresse crônico na sociedade, ocasionando um aumento significativo dos casos.
Desse modo, estima-se que, o número de pessoas que ao menos cogitaram ou planejaram o suicídio seja pelo menos o dobro daquelas que comentem o ato. Então, se torna necessário fazer com que com as informações e o apoio social seja dado a quem está nessa situação.
AÇÃO
Em Guarapuava, com o tema ‘A informação salva vidas’, a campanha Setembro Amarelo reforça, além da discussão sobre o assunto, o desenvolvimento de ações públicas na atuação preventiva. Nesta sexta (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participarão de uma uma Blitz educativa, organizada de forma conjunta por entidades. Por fim, a ação, que tem como objetivo a distribuição de materiais informativos para os motoristas e alertar para o tema.
Leia outras notícias no Portal RSN.