22/08/2023

Pega o chapéu e sai, prefeito, que é mais bonito

imagem-23854

Circulando está de volta e já tem meia dúzia de assuntos engatilhados. O IPTU guarapuavano está na lista, graças às atentas observações de um dos mais assíduos leitores da coluna, morador do bairro Santa Cruz que é. Pois, até um punhado de horas antes de iniciar estas linhas, eu ia tratar do IPTU mas, como na Guarapuava do prefeito Fernando Ribas Carli o impossível acontece, tive de trocar o tema em cima da hora, dada a cena que vi no final da tarde desta segunda, 28: e não é que uma máquina estava arrumando o asfalto em uma rua lateral à Prefeitura? Sim, o asfalto que já estava bom vai ficar ainda melhor, pois o chefe do Executivo deve passar por ali todo dia e, ó mundo cruel, devia ter uma titica de ondulação na pista.
Enquanto isso, nas mesmas ruas do bairro Santa Cruz, onde mora o leitor mencionado no parágrafo anterior, a operação tapa (mal) os buracos continua. Às vezes, fico a pensar que estão errados aqueles que julgam que a atual administração da cidade não se preocupa com os buracos das ruas. Tanto se preocupa que, em menos de um ano, mandou cobrir pelo menos cinco vezes as panelas do Santa Cruz (o que deve ter acontecido em outras partes da cidade também). Agora, a qualidade do serviço… Feliz é o prefeito de Guarapuava, que mora em uma bem cuidada rua de asfalto lisinho, perto do 26. GAC.
Pensando bem (e como não é a primeira vez que falo do asfalto da cidade, talvez eu tenha alguma propriedade para afirmar isso), o prefeito é um infeliz – não no sentido pessoal, mas quanto à habilidade de ser um gestor municipal. O filme Tropa de Elite fez entrar para o vocabulário do cotidiano brasileiro a expressão ´pede para sair´. Fernando Ribas Carli deveria fazer o mesmo. Seria mais bonito, menos vergonhoso até. Poderia se despedir com uma fala mais ou menos assim: ´Ó pessoal, passei aqui na Prefeitura hoje mas já estou de saída. Fui turrão, tive nariz empinado, posei de papagaio de pirata mas agora vi que fracassei e é hora de abrir espaço para alguém competente. De cabide, levo só os meus assessores mais despreparados e o meu chapéu de ilusionista´.
Se tivesse pedido para sair antes, é provável que o prefeito de Guarapuava não tivesse de conviver com uma das ideias mais bem boladas na cidade nos últimos tempos – um mapa colaborativo dos buracos de Guarapuava. Em quatro dias no ar, o gigantesco link http://maps.google.com/maps/ms?source=s_q&hl=en&geocode=&aq=&ie=UTF8&hq=&hnear=Guarapuava+-+Paran%C3%A1,+Brazil&msa=0&msid=208673235890319341963.00049d115654617157140&ll=-25.409012,-51.467557&spn=0.012521,0.01929&t=h&z=16 registrou mil acessos. É tanto buraco que a página demora a carregar. Pega o chapéu e avisa que está saindo, prefeito. Quem sabe assim, ao entrar serelepe em um restaurante no horário do almoço, alguém lhe dê um tão sonhado sorriso.

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo