A partir desta segunda (20) alunos e professores das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava começam um novo desafio. Criar um projeto-piloto de moradia popular com economia de custo, mas que ofereça qualidade aos moradores.
De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura, Taila Falleiros Lemos, esse projeto marca o início do Núcleo que agrega as engenharias civil e elétrica e arquitetura urbanismo. Inaugurado nesta sexta (17), no Shopping ‘Cidade dos Lagos’, o Núcleo leva para a prática a teoria da sala de aula. Entretanto, segundo Taila, a função social dos projetos se evidenciam em cada trabalho. “Trata-se de uma mudança de cultura que prioriza a qualidade de vida, a sustentabilidade no espaço urbano. Nesse projeto de moradia, por exemplo, é como se fosse uma assistência técnicas destinada às família de baixo poder aquisitivo”. Ou seja, não é porque uma família não possui dinheiro para pagar um projeto que não mereça ter uma casa dentro dos padrões de qualidade.
Todavia, a materialização de núcleos habitacionais, independente da quantidade de casas, depende de parcerias. “Vamos buscar parcerias públicas e privadas para que o projeto saia do papel”.
De acordo com o diretor-geral da FG, empresário Leonardo Mattos Leão, o espaço onde o Núcleo está sediado, é multifuncional. “Aqui teremos oficinas, salas para aulas de especialização. É também um espaço ‘coworking’ aberto às pessoas”.
CONVÊNIO
Numa solenidade concorrida nesta sexta (17), a Faculdade Guarapuava assinou convênio com a Prefeitura de Guarapuava. Conforme o prefeito Celso Góes (CDN), Guarapuava está tendo um choque de gestão na área de planejamento e urbanismo. “Essa parceria com o Núcleo será para juntarmos ideias para a transformação do município”.
Já o deputado Artagão Junior disse que não estava ali como político, mas como filho, como membro da família. “Como bom é olhar para o passado e ter orgulho dessa história”. De acordo com ele, a referência foi ao pai, o Conselheiro do Tribunal de Contas, Artagão de Mattos Leão. “O senhor foi fundador da Unicentro, numa história que começou com meu tio-avô o ex-senador João de Mattos Leão. Ele que ajudou a criar a Fafig em Guarapuava, uma relação com a educação que se constitui hoje na Faculdade Guarapuava”.
No entanto, o ‘ponto alto’ dos pronunciamentos foi ‘patrocinado’ pela Doutora Cleri Becker Mattos Leão. Se utilizando de uma parábola ela mostrou a importância da valorização subjetiva das pessoas. Ela estava acompanhada pelo esposo, o Conselheiro do TC, Artagão de Mattos Leão.
Leia outras notícias do Portal RSN.