A primavera começa às 16h21 desta quarta (22) e Guarapuava entra na nova estação com céu nublado. E a queda da temperatura fez as pessoas vestirem roupas mais quentes. De acordo com o Simepar, esse período terá mudanças bruscas de temperaturas nos próximos três meses. Ou seja, até a entrada do verão.
Mas questões meteorológicas à parte, a primavera é um convite ao renascimento. Conforme a Sintonizadora dos Florais das Araucárias, a guarapuavana Audrey ‘Maia’ Farah, todo ano, entre os dias 22 ou 23 de setembro, ocorre o Equinócio da Primavera. Momento em que o dia e a noite têm a mesma duração de 12 horas. Neste ano, exatamente às 16h21 deste dia 22, destaca-se o início oficial desta estação, motivo para comemorações das diversas culturas que compõem o povo brasileiro.
Recebida como a Estação das Flores, a Primavera realmente inaugura uma profusão de cores na fauna de nosso país. No entanto, no Brasil as flores permeiam todas as estações do ano, e dão motivos de sobra para que possamos perceber as mudanças na vegetação dos biomas característicos de cada região.
Conforme Audrey, que também é jornalista, terapeuta sistêmica, escritora e pesquisadora, taróloga e astróloga, apesar do contínuo desmatamento, no Paraná ainda é possível sentir a influência e as mudanças de estação na Floresta Ombrófila Mista. Ou seja, a floresta de araucárias, que faz parte do grande Bioma Mata Atlântica. Um bioma, segundo ela, é um conjunto de elementos naturais integrados e interdependentes.
“Nessa estação é a época em que os ipês amarelos anunciam a chegada da Primavera, seguidos depois dos Ipês roxos e rosas. É o tempo de expansão das araucárias, quando suas grimpas começam a se mostrar verde-claras nas pontas, e novas pinhas voltam a se desenvolver nos pinheirais”.
Assim sendo, ela diz que a contemplação da natureza e o aumento da sensibilidade, a inebriar-se com o perfume das flores, ficam mais acentuados pela brisa fresca e pela gradual elevação da temperatura. “E não podemos negar que se trata de uma época de maior bem-estar. Um alento para esse período delongado e desafiador que temos vivido desde março de 2020. A proposta é deixar-se levar pelo chamado da estação, aproveitando as caminhadas e a sintonia com a natureza, um impressionante chamado de renascimento e vida nova. E uma curiosidade: a florada da erva-mate, por exemplo, ocorre no finalzinho da Primavera, e tem duração de apenas uma semana”. E ainda, o povo Guarani celebra o Ano Novo na entrada da Primavera.
Leia outras notícias no Portal RSN.