A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou hoje (23), a segunda fase do PlanificaSUS em Irati. A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso. No mês passado, a Sesa expandiu o PlanificaSUS para as 22 Regionais de Saúde do Paraná.
De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, o Governo do Paraná optou por expandir o projeto para todo o Estado graças ao excelente trabalho desempenhado em Irati.
A nova fase vai abranger novas linhas de cuidado como saúde da criança, da mulher e tantos outros gargalos que temos dentro do Sistema Único de Saúde.
Agora, a segunda fase dá continuidade ao projeto por meio da metodologia de planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A planificação tem parceria com o Ministério da Saúde, e é executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Assim, o Paraná é o único Estado da Federação que optou por seguir a linha de cuidado da saúde do idoso.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, já havia confirmação e oficialização da participação do Paraná na segunda fase do projeto, em junho. Agora, a Sesa dá início às atividades da nova etapa na 4ª Regional. Além disso, implementará oficialmente nas outras Regiões.
REDE DE ATENÇÃO
O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, desde a implantação em Irati, a 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais os grupos de risco e direcionar as ações para esses grupos.
Inicialmente o projeto foi desenvolvido nos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati, que inclui também Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, somando cerca de 180 mil habitantes. por fim, o diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, comentou sobre o comprometimento das equipes.
Precisamos ressaltar a importância que esse projeto teve para a nossa Região. Mobilizamos todas as equipes de Atenção Primária, cada profissional de saúde se comprometeu. Assim sendo, mesmo durante o trabalho árduo que enfrentamos na pandemia, o trabalho foi desempenhado com muita vontade. E agora o Estado abrangerá as 22 Regionais de Saúde nesta dinâmica.
Leia outras notícias no Portal RSN.