Acadêmicos do Centro Universitário Campo Real fizeram melhorias para a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi). Assim, as atividades ocorreram por meio do Projeto de Extensão das Engenharias. Conforme a Imprensa da Campo Real, a instituição foi escolhida por possuir ações que podem atender os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
De acordo com Maria Eloise Lopata, estudante do curso de Engenharia Elétrica, o projeto possibilitou fazer a diferença na comunidade. “O curso superior vai muito além do conhecimento teórico e científico. Com as ações aplicadas na Apadevi, fizemos a diferença na comunidade, principalmente por sabermos que melhoramos a qualidade do aprendizado deles. É muito gratificante fazer parte dessa experiência”.
Segundo o professor Carlos Roberto Borsato, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, as demandas eram diversas para os alunos. “Desde coleta de alimentos para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade, até a arrecadação de materiais, reformas e melhorias dentro da instituição. Também havia a necessidade de materiais didáticos para as aulas com os deficientes visuais”.
Entre as outras ações desenvolvidas pelo projeto estão reforma nas instalações elétricas, instalação de sistemas de telefonia, internet com fibra e iluminação de emergência. Além disso, também teve reforma de bicicletas adaptadas para os deficientes visuais, impressão de material didático em impressora 3D, reparos na academia, manutenção nos computadores e melhorias no sistema de gestão para cadastro dos alunos.