Dois produtos vendidos em Prudentópolis possuem qualidades particulares. Por conta disso, intenção é protocolar o projeto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em até 12 meses.
Conforme a administração municipal, esse reconhecimento posiciona Prudentópolis no mercado de especialidades. Isso caracteriza o mel a cracóvia como produtos especiais, diferenciando-os pela origem como produto único. No caso do mel, qualidade deu a Prudentópolis o reconhecimento de a “Capital do Mel”. Caso se confirme o projeto, o município será o único do Paraná a ter dois produtos reconhecimentos.
É que a intenção é protocolar o projeto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em até 12 meses. E para que isso ocorra, uma nava etapa começou na semana passada. De acordo com a Assessoria de Comun icação da Prefeitura, um grupo de trabalho está composto pelo Sebrae/PR, prefeitura , PUC-PR, Unicentro, Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis. Além da Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores (Apam) e o Sicredi.
De acordo com o prefeito Osnei Stadler (DEM), trata-se de uma nova fase para o processo de Indicação Geográfica da Cracóvia e do Mel. “Esse processo tem por finalidade reconhecer a notoriedade, reputação, qualidade e características típicas do produto e da sua produção”.
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
Conforme a Prefeitura, o termo “indicação Geográfica” se firmou quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares. Assim, essas particularidades foram atribuídas à origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava a procedência.
Ou seja, os produtos que apresentam uma qualidade única, exploram características geográficas, como solo, vegetação. E ainda as meteorológicas como o clima e humanas como o cultivo, tratamento, manufatura. Além de indicar de onde são provenientes, são bens que possuem um certificado de qualidade atestando a origem e garantindo o controle rígido da qualidade.
A CRACÓVIA
Conforme a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim, a cracóvia, produto típico da cidade, é um embutido de carne e porco nobre defumado, que teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 60.
De acordo com a Secretaria, trata-se de um salame especial, preparado com carnes de pernil e paleta suína, selecionadas, com reduzido teor de gordura. Com sabor inconfundível, possui condimentos como: sal, pimenta, especiarias e ervas aromáticas.
Após condimentado, descansa em câmara fria própria, por mais de 24 horas. Depois de embutido é levado aos defumadores feitos de tijolos, com fogo a lenha. E é artesanalmente pré cozido em temperatura controlada.
MEL
A Indicação Geográfica para o mel do município vale tanto ao produzido pela abelha com ferrão, quanto ao da sem ferrão.
Conforme o presidente da Apam, Tarcízio Kraiczek, hoje, a associação conta com mais de 100 associados, sendo que a produção estimada no Município é de 400 toneladas/ ano,
Leia outras notícias no Portal RSN.