Para capacitar e impulsionar o ecossistema de inovação em Guarapuava e Região, surgiu o Cilla Tech Park (CTP) e o Vale do Genoma. Trata-se de um ecossistema de inovação voltado à pesquisa e desenvolvimento. A abordagem se volta à genômica e inteligência artificial com aplicação na saúde, agropecuária e meio-ambiente.
O projeto quer atrair ideias e talentos ‘no coração’ do Paraná que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável de Guarapuava e Região. O objetivo é gerar empregos e oportunidades, bem como promover a inclusão social da população menos favorecida. De acordo com Paulo Humaitá, fundador da Bluefields, a aceleradora de startups participa ativamente desde a concepção do Vale do Genoma, junto ao Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC ) e Cilla Tech Park.
“Impulsionar inovações biodigitais significa não só aproveitar oportunidades de negócio, mas cumprir o propósito de cultivar a vocação brasileira na saúde, alimentação e agronegócio”.
Conforme Humaitá, nesta parceria, a Bluefields oferecerá trabalho de forma gratuita, para até seis startups ligadas ao ramo de saúde em geral e agropecuária, além de outras áreas de atuação. De acordo com a Bluefiels, a oportunidade está inserida dentro do programa de validação Sparks. O programa é direcionado para empreendedores em fase de ideação.
A iniciativa oferece foco na validação das hipóteses iniciais do negócio, prototipação, MVP (Minimum Viable Product ou na tradução livre, Produto Mínimo Viável), e primeiras vendas. Além de conectar os projetos inscritos no programa a processos de captação de investimento-anjo.
O PROGRAMA
Dividido em quatro etapas, o programa contabiliza 50 horas de duração, distribuídos em oito encontros virtuais. De acordo com a aceleradora, nestas reuniões, os participantes vão trabalhar as diversas vertentes dentro do empreendedorismo, técnicas de ‘design sprint’ e ‘pitch’ de vendas.
“O empreendedor também terá a oportunidade de fazer conexões de negócios por meio de dinâmicas de ‘networking’, como o ‘Startup Tour. Assim como simular a realidade de uma ‘startup ecom’, um jogo exclusivo criado pela Bluefields, o Startup Game.
Por fim, os empreendedores participarão do ‘Pitch Day’, evento tradicional no meio das ‘startups’ que também ocorre on-line e é aberto a investidores e ao público em geral. Na ocasião, os participantes poderão expor soluções com o intuito de captar investimentos. Ao fim, será também anunciado o vencedor do programa. Ou seja, aquele, que teve melhor desempenho e destaque durante a trajetória e apresentou a ideia mais inovadora.
A sétima edição do Sparks teve início nessa quinta (30) com encerramento previsto para 12 de dezembro deste ano. Para participar, os projetos devem estar na fase de ideação ou já em andamento. Essa é uma oportunidade exclusiva e 100% gratuita para empreendedores que desejam testar a solução e estão localizados em Guarapuava, Paraná e Região.
Inscrições:
As inscrições devem ser feitas no site https://bluefieldsdev.com/vale-do-genoma/ ou pelo e-mail jornalismo@ctp.org.br
Leia outras notícias no Portal RSN.