22/08/2023
Educação Guarapuava

Guarapuavana recebe Comenda Nacional de Mérito Científico e Tecnológico

Luana Esteche, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, palestrou em Congresso Internacional nesta sexta (1º)

luana 7

Guarapuavana Luana Esteche, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, palestrou em Congresso Internacional nesta sexta (1º) (Foto: Arquivo Pessoal)

A guarapuavana Luana Esteche, coordenadora do Procon, recebeu nesta sexta (1º) a Comenda de Mérito Científico e Tecnológico. A honraria tem a autoria do programa ‘Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação’, o Profnit Nacional. Trata-se de um selo em razão do trabalho de dissertação de mestrado concluído na Unicentro. Assim sendo, Luana foi considerada um dos destaques do programa de mestrado em nível de Brasil.

De acordo com o XI ProspeCT&I 2021 – V Congresso Internacional do Profnit, o objetivo é reforçar a disseminação da cultura e boas práticas de inovação. Assim como do empreendedorismo e tecnologias sociais, favorecendo o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional. Conforme a Mestre, por conta dessa premiação ela palestrou durante o Congresso Internacional hoje (1º).

Luana apresentou a dissertação que tinha como escopo analisar leis federais de inovação, vigentes até 2019. Ela enfatizou a importância da academia no cenário de promoção de inovação no município. “Destaquei os ganhos da integração da tríplice vértice [governo – academia – iniciativa privada]. Assim como a política inovadora adotada pelo Poder Público”.

De acordo com a advogada, é uma demonstração de como a visão inovadora de um prefeito pode alavancar o desenvolvimento econômico e a inserção da cidade no eixo competitivo do mercado.

COMPARAÇÃO

Conforme a palestrante, essa pesquisa envolveu uma comparação com a lei de inovação de Guarapuava. “No meu estudo eu quis identificar as discrepâncias da lei municipal em face do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, Lei nº 13.243/2016”. A orientação foi do professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues.

Após esse estudo, ela propôs projeto de alteração da Lei Municipal 41/2013. “Objetivou a supressão de lacunas e contradições na legislação. Se fazia necessário contemplar os eixos trazidos pela legislação nacional para a integração dos atores públicos-privados na promoção das ciências, tecnologia e informação. Assim com a simplificação das contratações públicas e descentralização do fomento de ambientes inovadores”.

(Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com Luana Esteche, o trabalho foi apresentado ao Comitê Gestor de Lei Geral do Município de Guarapuava. O convite partiu de Cláudia Crisóstimo, então Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, e membro do Comitê. “Após discussões a minha proposta integrou o texto final da nova Lei de Inovação do Município de Guarapuava, nº 095/2018”.

Segundo a mestre, ela sente-se honrada com o destaque recebido no Congresso Internacional. “Saber que o meu trabalho contribui para que Guarapuava tenha iniciativas na área de tecnologia e inovação já é satisfatório. E ver que consegui elevar o nome da cidade num evento internacional, receber a honraria e inúmeros elogios é ainda mais gratificante”.

PROFNIT

O Profnit é um programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, stricto sensu. Conforme o programa, dedica-se ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação. Quer seja nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.