Felizmente, os números da covid-19 começaram a desacelerar em Guarapuava, que mantém a Bandeira Amarela em três pontos. Assim, o mês de setembro terminou com 773 casos da infecção no município. O número é 18,11% menor do que agosto que, conforme a Saúde Municipal, finalizou com 944 confirmações.
Além disso, o número de mortes teve queda significativa. Enquanto em agosto houve 17 mortes, no mês de setembro a Saúde Municipal registrou oito. Uma redução de 53%. Em maio deste ano, pior mês da pandemia no município, ocorreram 145 mortes.
Outro dado que chama a atenção diz respeito a média de ocupação das UTI’s. Em agosto a ocupação ficou em torno de 35%. Já em setembro, o índice de acordo com a Saúde, fechou em 23%. Assim, a redução atingiu 34%. De acordo com o secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, um dos principais fatores atribuídos à queda dos números de casos e mortes é o avanço da vacinação e a manutenção das medidas de prevenção.
“Já enfrentamos situações muito difíceis nesse ano e o quadro melhorou significativamente com o avanço da vacinação, reduzindo os casos graves da doença e as mortes”.
VACINAÇÃO
Até ontem (4), 81.709 pessoas receberam as duas doses da vacina em Guarapuava. “Este é um marco importante, pois contempla uma população com idade próxima dos 30 anos. E novas estratégias de vacinação estão sendo implementadas para consolidarmos a campanha, atingindo a maior parte da população”.
Além da vacinação, a população precisa manter os cuidados com o isolamento e distanciamento, e também com os hábitos de higiene, quem reduzem os riscos de transmissão. “No momento atual, estamos mantendo a queda de casos e óbitos. Esses índices são considerados os melhores de 2021. Com responsabilidade e empatia esperamos que esse quadro perdure, se possível, até vislumbrarmos o fim da pandemia”.
Leia outras notícias no Portal RSN.