A gigante ORO AGRI, líder no mercador de adjuvantes no Brasil, está presente no WinterShow. Patrocinadora ouro do maior encontro tecnológico do país em cereais de inverno, a multinacional é detentora das patentes mundiais para o uso do Óleo da Casca da Laranja na agricultura e pecuária. Aliás, segundo a ORO AGRI, a descoberta dos benefícios desse óleo essencial para as plantas, pelo empresário sul-africano Erroll Pullen motivou a fundação da empresa.
Conforme Luis Cavalcante, Gerente Geral da ORO AGRI, a empresa teve início das atividades em 2002, na África do Sul. Entretanto, a ‘expertise’ da empresa permitiu uma ascensão rápida no mercado. Como resultado desse crescimento houve a expansão para mais de 100 países. Entre estes, o Brasil, em 2008. Mas é aqui no Paraná, em Arapongas, que uma das fábricas está instalada.
E se o foco nos demais países está na fruticultura, em solo brasileiro, com forte atuação em HF, pastagens, estão também as grandes culturas, tal como soja, milho e algodão. Assim sendo, com cerca de 12% de um mercado bastante pulverizado, a ORO AGRI lidera as vendas de adjuvantes no país.
ISO 2004
Além de tudo isso, recentemente passou a fazer parte do Grupo Rovensa. No entanto, as conquistas não param por aí. Quase 20 anos de história na agricultura, a ORO AGRI, ainda em 2018, recebeu a certificação ISO 9001, resultado da dedicação e do comprometimento com a excelência dos produtos. E ainda detém a certificação ISO 14001. Trata-se de um sistema de gestão ambiental com foco na otimização de custos, reutilização de recursos. E, se possível, a reciclagem, induzindo a organização a controlar os aspectos do negócio que possuem impacto ambiental.
De acordo com a ABNT NBR, a ISO 14001 especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental. Dessa forma permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente. Além de rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Isso significa que a ORO AGRI atua pensando pela ótica da sustentabilidade. A empresa entende que não faz sentido ter uma atuação apenas ecologicamente correta. É preciso atuar com a gestão ambiental de forma estratégica, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa. Dessa forma, segue as exigências da ISO 2004/2015 que incorpora, além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outros fatores.
NO WINTERSHOW
De acordo com o representante comercial da empresa, Juliano Woruby, em Guarapuava a ORO AGRI está presente com tecnologias voltadas, principalmente, às culturas da cevada e do trigo. “A nossa parceria comercial é com a Cooperativa Agrária e com a Fapa [Fundação de Pesquisas Agropecuárias]”.
Conforme Woruby, a empresa tem desenvolvido novas maneiras de otimizar a produção agrícola, pensando no produtor rural. Para isso, oferece um portfólio robusto de produtos com grande diferencial técnico. No WinterShow que ocorre desde essa terça (4) na Estação Experimental da Fapa, em Entre Rios, oportunizamos o produtor conhecer de perto nosso trabalho e nossos produtos.
TECNOLOGIA PATENTEADA
Para o especialista em tecnologia de aplicação da ORO AGRI, Lucas Dias, a aplicação inadequada de defensivos é sinônimo de prejuízo para o agricultor. Além de reduzir o controle da praga-alvo, gera desperdício e aumenta consideravelmente os riscos de contaminação das pessoas e do ambiente. No entanto, a empresa traz a solução ao apresentar o produto AIRTRUCK. Conforme Lucas Dias, esse produto age de forma a diminuir as perdas nas pulverizações, causadas por deriva.” O AIRTRUCK leva as gotas diretamente ao alvo. Possui uma tecnologia inovadora, patenteada e que garante a melhor performance das pulverizações”.
Outro produto apresentado pela empresa é o WETCIT GOLD, o único e verdadeiro surfactante a base do óleo da casca de laranja. “É usado juntamente com fungicidas, herbicidas e inseticidas. Promove uma maior cobertura e espalhamento do produto sobre as plantas. Além de diminuir a tensão superficial da calda, facilita a penetração do agrotóxico ao qual for adicionado. Além disso, diminui os efeitos negativos causados pela lavagem da chuva, decomposição pelos raios UV, evaporação e escorrimento”.
Assista ao vídeo com a demonstração dos produtos em ambiente simulado:
*Veja o vídeo institucional da ORO AGRI.
Leia outras notícias no Portal RSN.