Na noite dessa quarta (6), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que uma equipe técnica discute a desobrigação do uso de máscaras no país. A discussão teve início no começo da semana, quando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que avaliava a questão do uso do item. Conforme as informação, o Estado deve decidir em 18 de outubro.
Assim, Queiroga afirmou que a ideia é fazer isso de forma gradual. “E, por exemplo, num estádio de futebol ao ar livre. Então, tem que ver o número de público, enfim, essas questões estão sendo tratadas pela área técnica e, logo que tenhamos uma posição, nós vamos informar a população brasileira”.
SÃO PAULO
Ainda de acordo com as informações, o governo de São Paul afirmou que o anúncio será feito por uma equipe da Saúde. “Em 18 de outubro, teremos uma deliberação sobre máscaras, quais os critérios, quais os períodos. Teremos a presença de integrantes do comitê de saúde e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido”.
RIO DE JANEIRO
O Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro pediram ao Tribunal de Justiça a suspensão do decreto municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que desobriga o uso de máscara para a população. O pedido ocorreu ontem (6). Com apenas 46,8% de cobertura vacinal completa, a cidade foi a primeira do Brasil a derrubar a obrigatoriedade do equipamento de proteção.
No documento, a promotora Carla Carrubba e a defensora Flávia da Silva alegam a baixa cobertura vacinal, a falta de embasamento científico e o descumprimento de sentença judicial que define que os municípios não contrariem normas do governo estadual para pedir o retorno do uso obrigatório de máscaras pela população.
Por fim, em entrevista ao Portal CNN, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, afirmou que “máscara a população quase já não usa. Ninguém vai viver de máscara o resto da vida. Quem quiser usar pode usar, mas o uso obrigatório já deu.”
Leia outras notícias no Portal RSN.